Jornal Madeira

Uma questão de mais volta, menos volta

- Por David Spranger

Enquanto Ana Gomes e André Ventura se digladiam para ver qual é o menos mau, Marcelo Rebelo de Sousa prepara-se para ser eleito à primeira, logo no domingo, e continuar a ter os mesmos vizinhos. O resto do pelotão faz figura de ‘corpo presente’.

Mais volta, menos volta, tudo se conjuga para que tenha já iniciado a contagem decrescent­e para a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa, que irá continuar no Palácio de Belém por mais cinco anos.

E pese as oscilações que as sondagens nos vão dando, mas sempre com uma cadência de enorme distância percentual sobre o resto do pelotão, tudo aponta para que já domingo haja ‘fumo branco’ e que o atual Presidente da República vença logo à primeira volta.

Resto do pelotão que vai sendo liderado ora por Ana Gomes, ora por André Ventura. Nos últimos tempos, a socialista, não apoiada, vai ganhando pontos, mas será precisamen­te esse duelo pela ‘vitória da consolação’ que mais força dará à forte probabilid­ade de tudo ficar resolvido já na noite de domingo.

Marisa Matias, de quem até se poderia esperar uma ‘gracinha’, caiu em ‘desgraça’ ao longo dos últimos cinco anos. É essa a ilação a retirar do facto de em 2016 ter chegado aos 10,12% e andar agora nas sondagens a competir com o ‘popular’ Tino de Rans’ ou com

Não foi admitida a candidatur­a de Eduardo Nelson da Costa Baptista, numa decisão já posterior à impressão dos boletins de voto. Os votos cujo quadrado assinalado correspond­a a essa candidatur­a, logo no topo, serão considerad­os nulos. o inesperado Tiago Mayan Gonçalves.

Outro eurodeputa­do, tal como o é Marisa Matias, é João Ferreira, do PCP. O candidato comunista está ligeiramen­te acima, nas sondagens, daquilo que valeu o seu antecessor nesta corrida, o madeirense Edgar Silva, que se ficou pelos 3,95% em 2016, mas facilmente se percebe que isto de estar em Bruxelas, e longe da política ativa nacional, e depois cair em Portugal para se instalar em Belém, não será a fórmula certa para lutar, pelo menos, pelos lugares cimeiros.

Duas notas ainda sobre os candidatos, uma para relevar que na

Presidente [atual] utilizou os seus poderes para deixar os jovens numa vulnerabil­idade.

João Ferreira

Estamos a ver pessoas motivadas e que querem exercer o seu direito de voto. Marisa Matias

Tentei demonstrar incongruên­cias entre o que se proclama e o efeito das propostas. Tiago Mayan Gonçalves

REPÚBLICA

Muita gente em Trásos-montes nunca viu o mar porque o litoral tapa as vistas.

Vitorino Silva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal