Jornal Madeira

Incêndio na maior fábrica mundial de vacinas

-

Cinco pessoas morreram no incêndio que devastou ontem o Serum Institute da Índia, o maior fabricante mundial de vacinas, de acordo com as autoridade­s locais.

O diretor da empresa, Adar Poonawala, já enviou as condolênci­as às famílias das vítimas do incêndio, que foram confirmada­s pelo presidente da câmara de Pune, no oeste da Índia, Murlidhar Mohol.

Cadeias de televisão indianas mostraram uma enorme nuvem de fumo cinzento sobre o local do Serum Institute da Índia, em Pune (oeste), onde se produzem atualmente milhões de doses da vacina contra o novo coronavíru­s Covishield, desenvolvi­da pela Astrazenec­a e a Universida­de de Oxford.

No entanto, segundo as mesmas fontes, o incêndio deflagrou num local em construção longe das instalaçõe­s de produção das vacinas.

Segundo informação no ‘site’ da emissora indiana NDTV, o local atingido pelas chamas “fica a poucos minutos de carro das instalaçõe­s onde as vacinas covid são produzidas”.

“A instalação de produção de vacinas não foi afetada e isto não vai afetar a produção”, disse à agência France Presse uma fonte do Serum Institute, precisando que “o fogo deflagrou numa nova fábrica em construção”.

“Enviámos seis ou sete camiões de bombeiros para o local. Não temos mais informaçõe­s a partilhar de momento sobre a extensão do incêndio ou se alguém está em perigo”, indicou à AFP um responsáve­l do quartel dos bombeiros locais.

A Índia é o segundo país mais afetado pela epidemia da covid-19, a seguir aos Estados Unidos, contando mais de 10 milhões de casos, embora a taxa de mortalidad­e seja uma das mais baixas do planeta.

No início de janeiro foram aprovadas de urgência duas vacinas: a Covishield e a Covaxin, fabricada pela empresa local Bharat Biotech.

A Índia lançou no sábado uma das campanhas de vacinação mais ambiciosas do mundo, visando inocular 300 milhões de pessoas até julho.

 ??  ?? O incêndio deflagrou ontem no Serum Institute da Índia matando cinco pessoas.
O incêndio deflagrou ontem no Serum Institute da Índia matando cinco pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal