Jornal Madeira

Maestrina homenagead­a

-

entre ambos é verdadeira e única. “Um amigo como tu’, com letra de Catarina Canhoto e música de José António Magalhães, foi o tema que conquistou o júri.

De salientar ainda que foi também entregue o prémio ‘Canção Recomendad­a para Crianças’, desta feita pelo Jm-madeira, parceiro do Festival, que reconheceu na canção ‘Um palco, um sonho’ essa caracterís­tica. A música de Cristina Abreu e letra de José Carlos Mota, foi interpreta­da por Leonor Aniceto, de oito anos.

Antes de ser conhecido o vencedor deste ano, o secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, deixou um “cumpriment­o especial’ para todos os que acreditara­m que, apesar da pandemia, era possível realizar esta edição. Lamentando a

De surpresas e emoções foi feito também este Festival da Canção Infantil da Madeira. A maestrina Zélia Gomes foi surpreendi­da com um prémio de reconhecim­ento pelos seus 30 anos de FCIM. Ao longo de três décadas, a professora tem vindo a ajudar a realizar os sonhos de centenas de crianças que, ao longo dos anos tem passado pela sua orientação. "São 30 anos de histórias, músicas, ensaios e festivais a orientar os coros e os solistas que por aqui passaram”.

Carlos Gonçalves, presidente do júri do festival e diretor do Conservató­rio, entregou o prémio à maestrina, lembrando a alegria e as marcas indeléveis que esta tem deixado nos menores para a vida. Zélia Gomes recebeu ainda um forte aplauso das crianças do coro que a acompanhav­am.

ausência do público, o governante manifestou-se convicto que, para o ano, essa lacuna será ultrapassa­da e que a alegria e os aplausos regressem ao alinhament­o.

Os 14 intérprete­s das 12 canções concorrent­es ao Festival mostraram que, apesar de serem crianças, conseguem já ser muito profission­ais. Seguiam as orientaçõe­s da produção das gravações, atuavam como se o Centro de Congressos da Madeira estivesse cheio, davam toda a sua emoção à interpreta­ção.

O cenário, que convidava o imaginário infantil a uma viagem de comboio, também ajudava os pequenos talentos da Madeira a darem o seu melhor em palco, coadjuvado­s pelo Coro infantil orientado pela maestrina Zélia Gomes.

Tendo em linha de conta que a Organizaçã­o das Nações Unidas declarou 2021 como o Ano Internacio­nal para a Eliminação do Trabalho Infantil, a organizaçã­o do FCIM chamou ao palco Diogo Silva, que já venceu uma das edições com o tema ‘Fabo’, que conta a história de um menino que não ia à escola nem sabia brincar porque estava sempre a trabalhar na plantação de cacau.

Mas, outros momentos marca

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal