Jornal Madeira

Batia e coagia a própria mãe e foi parar à cadeia

- Por Paulo Graça paulo.graca@jm-madeira.pt

Um indivíduo do sexo masculino, de 36 anos, viu a sua medida de coação ser agravada pelo crime de violência doméstica, estado agora privado da liberdade.

Numa primeira apresentaç­ão ao Juiz de Instrução Criminal, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR), com proibição de se aproximar da residência da sua mãe, onde alegadamen­te cometia os crimes de violência doméstica contra a progenitor­a.

Após nova detenção e nova apresentaç­ão ao JIC, o acusado de violência doméstica vai agora aguardar todo o processo de investigaç­ão no Estabeleci­mento Prisional do Funchal, após ser indiciado por vários crimes em investigaç­ão em 2021.

Alarme social no Caniçal

O homem estava a ser investigad­o e acabou ontem detido na “freguesia do Caniçal, concelho de Machico, no âmbito do cumpriment­o de mandado de detenção e condução, emitido por Autoridade Judiciária”, revelou em comunicado a Polícia de Segurança Pública.

A nota assinada pelo comandante Luís Simões revela que a PSP “procedeu à detenção de um homem com 36 anos, pelo crime de violência doméstica”.

O detido já possuía diversos “antecedent­es por crimes contra as pessoas e crimes contra a propriedad­e, agredia, coagia e ameaçava a sua progenitor­a, muitas das vezes com facas e outros objetos, no intuito de obter quantias monetárias, bem como roubava e furtava pertences da residência, deixando a sua mãe com dificuldad­es económicas, afetando-a também psicologic­amente, o que causava um grande alarme social na vizinhança”, acrescento­u a informação policial.

Menos crimes em 2021

Em 2020, houve 661 participaç­ões deste tipo de crime na RAM, dados que constam do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI). Mesmo assim, este é o crime com maior carga nos tribunais da Região.

Já em 2021, os números da Polícia de Segurança Pública (PSP) revelam nova descida, desta feita relativame­nte ao primeiro mês do ano. Em 2020 foram contabiliz­ados 76 casos, em 2021 os casos chegaram aos 64, cerca de 7% de descida.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal