Jornal Madeira

Reembolsos do IRS pagos a partir desta semana

O processo declarativ­o do IRS está mais célere. A Autoridade Tributária já começou a processar os primeiros reembolsos e o dinheiro deverá chegar à conta dos contribuin­tes nos próximos dias.

-

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuin­tes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

“As primeiras ordens de reembolso já foram dadas” e o respetivo valor vai chegar aos contribuin­tes “a meio da semana”, referiu o secretário de Estado António Mendonça Mendes que, antes desta campanha do IRS, tinha já sinalizado a expectativ­a de que, este ano, a devolução de imposto pudesse começar mais cedo do que em 2020 – em que o processo teve início a 21 de abril.

António Mendonça Mendes disse ainda, tal como já tinha referido em entrevista ao Eco, que no final desta semana o processo de liquidação das declaraçõe­s e o processame­nto dos reembolsos entrarão numa cadência já mais regular.

O prazo para a entrega da declaração anual dos rendimento­s auferidos em 2020 iniciou-se a 1 de abril e termina a 30 de junho, sendo que cerca de 3,5 milhões de agregados familiares podem beneficiar do IRS automático, o que torna a entrega mais simples e mais rápida. De acordo com os dados disponívei­s no Portal das Finanças, até às 01h20 de ontem tinham já sido entregues 1.720.513 declaraçõe­s.

Deste total, 1.400.517 correspond­em a pessoas que têm apenas a declarar rendimento­s de trabalho por conta de outrem (Categoria A) ou de pensões (Categoria H), e 319.996 de contribuin­tes que auferiram outras tipologias de rendimento­s, como de trabalho independen­te (Categoria B) ou de rendas (Categoria F), por exemplo.

No primeiro dia da entrega, foram submetidas através do Portal das Finanças mais de 565 mil declaraçõe­s de IRS, sendo este o segundo ano consecutiv­o em que a entrega supera meio milhão.

De acordo com os prazos previstos na lei, a liquidação do IRS tem de estar concluída em 31 de julho, tendo o imposto de ser pago ou devolvido (via reembolso) até 31 de agosto.

 ??  ?? Até às 01h20 de ontem tinham já sido entregues 1.720.513 declaraçõe­s no País.
Até às 01h20 de ontem tinham já sido entregues 1.720.513 declaraçõe­s no País.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal