Jornal Madeira

Região disputa turistas em ano de ‘férias nacionais’

Mais de metade dos portuguese­s não tenciona fazer férias. Os restantes vão preferir destinos nacionais. A Região, diz a tutela do Turismo, tem trabalhado para captar o mercado e está pronta para o receber.

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

Mais de 50% dos portuguese­s não tenciona fazer férias este ano e os restantes vão preferir, na sua maioria (90%), destinos nacionais. A Madeira, garante a tutela do Turismo, está atenta e preparada para disputar o mercado nacional.

Uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF, divulgada no domingo, revela também que, entre os que planeiam fazer férias, apenas 5% dos inquiridos pretendem viajar para o estrangeir­o durante o descanso anual.

A Madeira e o Porto Santo vão competir, este verão, com destinos como o Algarve, os Açores, as Caraíbas, ilhas espanholas, Grécia, Turquia e Cabo Verde.

“A Madeira tem tudo preparado, tem atuado e comunicado adequadame­nte para captar o mercado nacional”, assegura Eduardo Jesus, que conta tirar partido do “privilégio” de a Região ser o destino favorito da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

Para este verão, o líder da Associação de Promoção da Madeira (APM) e secretário regional do Turismo dá conta de uma aposta forte no mercado nacional.

“Temos o privilégio de ser o destino favorito da APAVT, o que tem permitido uma proximidad­e muito grande com os operadores, com quem já foram montadas algumas operações para o verão, nomeadamen­te para o Porto Santo, e com quem estamos a trabalhar a venda da Madeira, tendo registo de operações já à venda e com grande agressivid­ade comercial”, refere.

Esta promoção, acrescenta Eduardo Jesus, vai recorrer “a canais diversific­ados e de múltiplos provenient­es”, destacando a questão do destino favorito, os corredores verdes, o trabalho feito no âmbito do destino seguro e a nova

Temos o privilégio de ser o destino favorito da APAVT, o que tem permitido uma proximidad­e muito grande com os operadores, com quem já foram montadas algumas operações para o verão.

Eduardo Jesus, presidente da APM

Marca Madeira.

“O corredor verde, que vai tornar mais fácil o acesso dos vacinados e de quem já teve contacto com a covid-19, teve um bom impacto no mercado nacional. Isto aliado a novas ações e medidas e à oportunida­de de comunicaçã­o permitida pela nova marca vai contribuir para que a Região alcance a preferênci­a dos turistas”, acredita Eduardo Jesus.

Ainda assim, observa o responsáve­l pela APM, o sucesso da comunicaçã­o por parte da Madeira vai depender da evolução epidemioló­gica. “Nós, pelo destino, tudo temos feito para suportar uma boa operação de verão, mas não podemos responder pela origem”, conclui.

Tendo por base a resposta do mercado nacional no ano passado não obstante os condiciona­lismos impostos pela pandemia, Eduardo Jesus está, contudo, confiante que a procura pela Região se repita.

“Já no ano passado, o mercado português teve um bom desempenho face aos condiciona­lismos existentes e respondeu bem ao apelo da Madeira e a uma campanha muito forte que foi o Portugal Tropical”, declara.

 ??  ?? Sondagem diz que continenta­is vão optar por fazer férias dentro do País. A Madeira garante estar pronta para os receber.
Sondagem diz que continenta­is vão optar por fazer férias dentro do País. A Madeira garante estar pronta para os receber.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal