Jornal Madeira

Atingir os 50% com recursos renováveis

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

Rui Barreto esteve ontem no plenário madeirense, apresentan­do a proposta de decreto legislativ­o regional intitulada ‘estabelece a disciplina aplicável à potência adicional e à energia adicional, ao sobreequip­amento e à energia do sobreequip­amento de centros eletroprod­utores eólicos cuja energia elétrica seja renumerada por um regime de remuneraçã­o garantida’. A proposta viria a ser aprovada com votos favoráveis de PSD, CDS, JPP e PCP e voto contra de PS.

O diploma apresentad­o pelo secretário regional da Economia visa

“criar condições para que, em parques eólicos existentes, se possa aumentar a potência a injetar na rede, com instalação de novos aerogerado­res, até 20% da potência de ligação atribuída no processo de licenciame­nto”, explicou Rui Barreto.

Na sua intervençã­o, o secretario regional exaltou que o Executivo madeirense está também “a preparar um pacote legislativ­o que possibilit­ará o desenvolvi­mento de futuras unidades de produção em regime especial e em regime de serviço público” que "utilize as energias renováveis ou recurso endógenos tendo como horizonte o compromiss­o de a Região de atingir 50% da energia elétrica através de recursos energético­s renováveis".

O governante revelou que os deputados serão em breve chamados a discutir um outro diploma, no âmbito da produção energética, que "permitirá a instalação e exploração de centrais de biomassa florestal".

"Criámos ainda um grupo de trabalho na secretaria regional para acompanhar os avanços tecnológic­os, nomeadamen­te naquilo que respeita ao hidrogénio de forma a que estejamos preparados quando o tempo chegar", acrescento­u.

“A diminuição do valor do gás, em botija ou canalizado, para as famílias carenciada­s, a criação de apoios à aquisição de veículos elétricos e ao abate de viaturas velhas” são, assegurou Rui Barreto, “outros objetivos do Governo Regional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal