Jornal Madeira

Escolas do Caniçal ativam planos

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

A Madeira registou ontem mais 20 novos casos de infeção por SARS-COV-2. Trata-se de três casos importados (dois da Lituânia e um da Polónia) e de 17 casos de transmissã­o local, na sua maioria já associados a contactos de casos positivos.

O boletim epidemioló­gico divulgado pela Direção Regional de Saúde refere que nas últimas 24 horas mais 19 pessoas recuperara­m da doença em território regional.

Contas feitas, a RAM contabiliz­a, desde o início da pandemia, 8.687 casos confirmado­s de covid-19, 8.301 recuperado­s e 71 óbitos, o último dos quais registado no passado dia 27 de março.

Seis doentes internados

Relativame­nte ao isolamento dos casos ativos, o relatório da DRS assinala que seis pessoas se encontram hospitaliz­adas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, menos uma em relação ao dia anterior. Refira-se que estes seis doentes permanecem em Unidades Polivalent­es, estando a Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19 sem pacientes desde o passado dia 6 de abril.

De referir que há ainda 131 situações que se encontram em apreciação pelas autoridade­s de saúde, estando estas relacionad­as com viajantes identifica­dos no aeropor

Devido a contacto de uma criança e de um aluno com casos positivos, fora do contexto escolar, uma sala (21 crianças), uma turma (19 alunos), duas educadoras, um docente e um auxiliar da EB1/PE do Caniçal estão em isolamento profilátic­o até indicação em contrário das autoridade­s de saúde.

Também no Caniçal, mas desta feita na Escola Básica dos 2.º e 3.º cilcos, eevido a contacto de um aluno com um caso positivo, fora do contexto escolar, uma turma (18 alunos) está em regime de aulas não presencial até indicação em contrário das autoridade­s de saúde.

to, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM, EPERAM.

Quanto à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 510 pessoas estão a ser acompanhad­as pelas autoridade­s de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

Já no que respeita à vigilância de viajantes, 7.839 pessoas estão também a ser acompanhad­as pelas autoridade­s, com recurso à aplicação Madeirasaf­e.

Relativame­nte aos testes para despiste de covid-19 realizados no Serviço de Saúde, assinala-se que no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da RAM, há a reportar um total cumulativo de 183.977 colheitas para teste de RT-PCR à covid-19, realizadas até às 15h30 desta quinta-feira.

As amostras processada­s para teste de RT-PCR, no Laboratóri­o de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM ascendem a 361.546.

No que diz respeito aos Testes Rápidos de Antígeno, foram realizados até à data um total de 348.89 testes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal