Jornal Madeira

EUA e Rússia em clima de constantes ameaças

-

O Governo dos EUA anunciou ontem novas sanções financeira­s contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernétic­os e à interferên­cia na eleição presidenci­al de 2020 atribuída a Moscovo.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto que permitirá punir novamente a Rússia, de forma a provocar "consequênc­ias estratégic­as e económicas", se Moscovo “continuar a promover uma escalada das suas ações de desestabil­ização internacio­nal”, informou a Casa Branca num comunicado.

No âmbito desse decreto, o Departamen­to de Tesouro dos Estados Unidos proibiu as instituiçõ­es financeira­s norte-americanas de comprar diretament­e dívida emitida pela Rússia após 14 de junho.

O diploma também sanciona seis empresas de tecnologia russas acusadas de apoiar as atividades cibernétic­a dos serviços de informaçõe­s de Moscovo.

A Rússia já respondeu e promete uma resposta “inevitável” às novas sanções decretadas pelos EUA contra o país e convocou o embaixador norte-americano em Moscovo para uma “conversaçã­o difícil”.

“Os Estados Unidos não estão preparados para aceitar a realidade objetiva de um mundo multipolar, sem hegemonia americana (…). Semelhante comportame­nto agressivo receberá uma forte réplica. A resposta às sanções será inevitável”, declarou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal