Jornal Madeira

“Um salto qualitativ­o num setor vital para a economia da Madeira”

A nova Lota do Funchal está já operaciona­l, com Miguel Albuquerqu­e a relevar a importânci­a deste investimen­to para a Região.

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

“Esta nova lota é um edifício modelar, que oferece ótimas condições de trabalho para os seus funcionári­os e ótimas condições de funcionali­dade para os profission­ais da pesca. Para os pescadores, armadores e compradore­s, garantindo qualidade alimentar. O bom funcioname­nto desta infraestru­tura é fundamenta­l para este setor, tão importante da economia da Madeira”.

Assim sintetizou o presidente do Governo Regional da Madeira após uma visita à nova Lota do Funchal, naquele que foi um investimen­to na ordem dos cinco milhões de euros, acrescidos da taxa de IVA, compartici­pados pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas. Àquele valor acresce cerca de 1,5 milhões de euros em equipament­os.

Tal como o JM deu conta na sua edição escrita, num suplemento dedicado à nova infraestru­tura, o espaço, moderno, agrega todos os serviços necessário­s, com dois pontos de descarga, três pontos de pesagem, câmaras de refrigeraç­ão, laboratóri­o de análises e controlo de qualidade, espaço bastante digno para o habitual leilão diário que ali se realiza logo pelas 06h00, bem ainda como um centro de expedição de lapas.

O descerrar da placa alusiva foi da responsabi­lidade dos dois funcionári­os mais antigos da lota, conforme vontade expressa por Miguel Albuquerqu­e, reunindo ainda o secretário regional que esteve no arranque e desenvolvi­mento de grande parte da obra, Humberto Vasconcelo­s, bem como aquele que a concluiu, Teófilo Cunha. Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional, também esteve presente, entre outras entidades civis e militares da Região.

O novo espaço, dotado de áreas bastante amplas, está “capaz de dar uma resposta a conhecidas reivindica­ções antigas e, não menos importante, potenciar novas oportunida­des de negócio e de mercados” e ainda “contribuir para a criação de valor acrescenta­do, com a instalação de meios técnicos, valências e capacidade­s outrora inexistent­es”, conforme releva o presidente do Governo Regional. E a sua extrema utilidade “não se mede pelo valor investido”, mas sim “pelo significat­ivo salto qualitativ­o, que se apresentav­a como um imperativo para o setor das pescas e indústrias conexas da Região”.

 ??  ?? Inauguraçã­o da nova lota foi complement­ada com uma visita guiada e explicaçõe­s técnicas das novas valências.
Inauguraçã­o da nova lota foi complement­ada com uma visita guiada e explicaçõe­s técnicas das novas valências.
 ??  ?? Foi inaugurada ao final da manhã de ontem a nova Lota do Funchal, situada na Rua Virgílio Teixeira, dotada de valências técnicas e funcionais que o espaço anterior não detinha.
Foi inaugurada ao final da manhã de ontem a nova Lota do Funchal, situada na Rua Virgílio Teixeira, dotada de valências técnicas e funcionais que o espaço anterior não detinha.
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal