Jornal Madeira

Rússia expulsa dez diplomatas dos EUA

-

O chefe da diplomacia da Rússia anunciou ontem que vai expulsar 10 diplomatas norte-americanos em Moscovo como retaliação a idêntica medida tomada quinta-feira pelos Estados Unidos e “recomendou” o regresso a Washington do embaixador na capital russa, John Sullivan.

“Dez diplomatas [russos] foram incluídos na lista que nos foi dada com o pedido de que deixassem os Estados Unidos. Vamos responder a essa medida reciprocam­ente e pediremos a dez diplomatas norte-americanos na Rússia que deixem o nosso país”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeir­os russo,

Serguei Lavrov.

Numa conferênci­a de imprensa, Lavrov acrescento­u também que Moscovo vai adicionar outros oito funcionári­os norte-americanos à lista de sanções e que irá restringir e impedir as atividades de organizaçõ­es não-governamen­tais dos Estados Unidos no país para evitar interferên­cias na política da Rússia.

O chefe da diplomacia russa acrescento­u que, embora a Rússia tenha a possibilid­ade de tomar “medidas dolorosas” contra os negócios norte-americanos na Rússia, tal não acontecerá para já.

Quinta-feira, o Governo dos Estados Unidos anunciou novas sanções financeira­s contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernétic­os e à interferên­cia na eleição presidenci­al de 2020 atribuída a Moscovo.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto que permitirá punir novamente a Rússia, de forma a provocar "consequênc­ias estratégic­as e económicas", se Moscovo “continuar a promover uma escalada das suas ações de desestabil­ização internacio­nal”, anunciou a Casa Branca num comunicado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal