Jornal Madeira

Terço amigo do ambiente em três versões e para todos

- Por Guadalupe Pereira gpereira@jm-madeira.pt

Em maio, mês de Maria, os jovens são convidados a rezar com o terço oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

O terço da JMJ Lisboa 2023 está disponível em três modelos diferentes, “e vem desafiar os Jovens a darem voz ao Terço, expressão da espiritual­idade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora”, lê-se na nota explicativ­a publicada na página da Jornada Mundial.

A estreia do terço está marcada para o primeiro dia de maio, num evento online, e com a participaç­ão dos jovens das dioceses portuguesa­s.

Amigos do ambiente

Os novos terços foram feitos em Fátima, manualment­e, e com recurso a matéria-prima amiga do ambiente (madeira e plástico 100% reciclado).

A criação dos terços teve como ponto de partida a identidade gráfica da Jornada, foram desenhadas duas versões especiais. São ambas constituíd­as pela cruz da JMJ LISBOA 2023 e pelo passador com o tema da JMJ (“Maria levantou-se a partiu apressadam­ente” Lc 1, 39). Nas cinco contas do Pai-nosso está a referência “JMJ Lisboa 2023”, impressa nos idiomas oficiais (português, espanhol, inglês, francês e italiano).

As embalagens dos terços são também feitas de cartão reciclado e utilizam linguagem inclusiva, nomeadamen­te braile e pictograma­s, disponibil­izando, ainda, um folheto com os Mistérios do Rosário.

“Como Maria partiu de Nazaré para a Judeia, até à casa de Isabel, também nós partimos, da convocação do Papa Francisco até ao verão de 2023. Com Maria levamos Jesus, que por nós quer chegar a muitos. Isto mesmo nos convence que só com Jesus e Maria atingiremo­s o objetivo da JMJ. É por isso que a oração do Terço é tão importante, especialme­nte agora”, escreve o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na introdução às meditações propostas.

Como reservar

Os jovens podem encomendar o terço, bastando para isso aceder à loja online ou através dos Comité Organizado­r Diocesano – Madeira. Depois, é aguardar o contacto e deslocar-se à Cúria Diocesana, para fazer o pagamento e levantar o respetivo terço.

 ??  ?? Os novos terços, manufatura­dos, foram feitos em Fátima.
Os novos terços, manufatura­dos, foram feitos em Fátima.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal