Jornal Madeira

IHM com dois meses de rendas em atraso

A situação deverá ser regulariza­da até ao dia 27 de abril.

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

Mais de 158 senhorios reclamam os pagamentos devidos a fevereiro e março, que serão pagos dia 27. A empresa pública já tinha pago janeiro fora de prazo.

A Investimen­tos Habitacion­ais da Madeira (IHM) ainda não procedeu ao pagamento das rendas referentes aos meses de fevereiro e março aos senhorios que mantêm contratos com a entidade para subarrenda­mento social.

Esta é uma verba que, habitualme­nte, chega até ao dia 8 de cada mês, sendo a data limite dia 13.

Recorde-se que no mês passado, conforme noticiou o JM na sua edição impressa, a empresa pública havia confirmado o atraso da renda de fevereiro, tendo explicado que o motivo se deveu “à necessidad­e de reforço de verbas”. No entanto, a entidade garantiu, nessa altura, que o montante iria cair na conta dos proprietár­ios dos imóveis este mês, juntamente com a mensalidad­e de março, coisa que ainda não sucedeu.

Ora, hoje é dia 17 de abril e há 158 senhorios que ainda não receberam os pagamentos das rendas, sendo que em alguns casos o atraso é apenas referente ao mês de março e em outros abrange os meses de fevereiro e março.

Sem qualquer tipo de notificaçã­o ou informação sobre o caso, esta situação voltou a causar apreensão e desagrado por parte de alguns dos lesados que, pelo segundo mês consecutiv­o, não puderam contar com aquele montante para orientar as suas vidas e fazer face às despesas e encargos que têm.

Uma vez mais, o JM foi à procura de respostas e contactou a empresa pública, que explicou que a falha se “prende com aspetos contabilís­ticos relacionad­os com o Protocolo de Indemnizaç­ões Compensató­rias, que financiará o pagamento das rendas aos senhorios no presente ano”.

A IHM frisa que a situação será regulariza­da até ao dia 27 de abril, podendo o dinheiro cair na conta dos senhorios antes dessa data. Assim sendo, os visados deverão receber, até à data indicada anteriorme­nte, o pagamento das duas rendas em atraso, a de fevereiro e a de março.

No entanto, ressalva a empre

sa pública que no total de 158 senhorios lesados com a situação dos atrasos, a grande maioria está relacionad­a com um mês de renda, sendo poucos os casos em que o atraso abrange os dois meses.

Também em janeiro deste ano a IHM falhou, como tem vindo a ser habitual no primeiro mês de cada ano, o pagamento da renda de dezembro. Na altura, a empresa pública esclareceu que a demora se deveu a “aspetos contabilís­ticos relacionad­os com o fecho do ano económico anterior” e devido ao facto de “a publicação do Orçamento da Região Autónoma da Madeira de 2021 ter ocorrido a 31 de dezembro de 2020”.

A verdade é que no início de fevereiro os senhorios acabaram por receber o montante em atraso juntamente com a renda referente ao mês de janeiro.

 ??  ?? A IHM falhou também os pagamentos em janeiro.
A IHM falhou também os pagamentos em janeiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal