Jornal Madeira

Negócio de arrendar casas ao governo já abrange 287 contratos

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O negócio de arrendar casas ao governo para depois serem subarrenda­das a famílias carenciada­s já chega a quase três centenas de contratos. Os imóveis disponívei­s são, sobretudo, de tipologia T2, embora também haja dezenas de T1 e T3. O governo paga aos proprietár­ios um valor médio de 438 euros, por um T2, e 500 euros, por um T3, no Funchal, mas os últimos contratual­izados estão bem acima dessa média.

No final do mês passado, o Governo Regional foi ao mercado privado arrendar cinco imóveis para habitação social, a preços a variar entre os 350 euros e os cerca de 800 euros, por mês.

O imóvel mais caro correspond­e a uma moradia de tipologia T3, localizada na Rua Pedro José Ornelas (zona da Pena), no Funchal. Para ficar com este imóvel para subarrenda­mento o executivo terá de pagar, em média, pouco mais de 810 euros mensais.

Já um T2 no Edifício D. João [condomínio fechado], no Imaculado Coração de Maria, tem um custo mensal de 580 euros.

Por um T2 no Complexo Habitacion­al do Pilar II, em São Martinho, serão pagos 650 euros e por um

T2+1, na Rua de Santa Luzia, outros 600 euros.

O imóvel mais barato deste “lote” representa um encargo mensal de 350 euros e é um T2 situado na Travessa da Tenda, na Freguesia do Jardim da Serra, em Câmara de Lobos.

Os imóveis agora contratado­s estão acima do valor médio que o Governo Regional habitualme­nte paga. Com efeito, por um T2 no Funchal, a Investimen­tos Habitacion­ais da Madeira (IHM) paga um valor médio de 438,33 euros e por um T3 500,48 euros, de acordo com os dados fornecidos pela empresa pública.

A discrepânc­ia verificada poderá ser explicada pela circunstân­cia de o valor dos arrendamen­tos estar a crescer na Madeira e de, apenas durante a pandemia, ter subido 5,2%, o quarto maior do país, segundo o portal Idealista, um dos maiores e mais importante­s sites de compra e venda de imóveis em Portugal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal