Jornal Madeira

JPP quer aceder à lista dos

Os deputados do JPP solicitara­m à Vice-presidênci­a do Governo o nome das entidades beneficiár­ias dos apoios associados à covid-19.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O Grupo Parlamenta­r do JPP deu entrada, esta semana, através da Assembleia Legislativ­a da Região Autónoma da Madeira, de um pedido de documentaç­ão à Vice-presidênci­a do Governo Regional visando a obtenção da relação das entidades que auferiram de apoios associados à covid-19.

O pedido de documentaç­ão dirigido à Vice-presidênci­a vem requerer a relação das entidades públicas e privadas e respetivos valores de um conjunto de dez medidas que o JPP considera fundamenta­is para garantir uma total transparên­cia do processo.

Não descurando o objetivo que norteou a implementa­ção das medidas às entidades empresaria­is da Região como forma de mitigar os efeitos profundos que a crise pandémica provocou transversa­lmente na economia regional, tratando-se de dinheiros públicos há inerenteme­nte uma obrigação das entidades públicas colaborare­m e cooperarem com o grupo parlamenta­r do JPP no direito de fiscalizaç­ão do executivo.

Para o JPP, o importante, nesta ação, é forçar o princípio da transparên­cia e chamar à atenção para que nenhum governo bloqueie o acesso à informação e impeça o conhecimen­to da forma de utilização dos fundos públicos.

Da relação requerida, o pedido foi limitado a relativame­nte onze linhas de apoio, entre as quais a Linha Invest RAM 2020 COVID-19, o SI Funcioname­nto 2020, o Programa ADAPTAR-RAM, a Linha de Crédito APOIAR MADEIRA 2020, o GARANTIR +, o Apoio à Compensaçã­o dos Custos Adicionais das Empresas da RAM e o Apoio aos custos dos transporte­s de mercadoria­s.

Recorde- se, também, que o Grupo Parlamenta­r do JPP apresentou em janeiro último um projeto de resolução no qual recomendav­a ao Governo Regional da Madeira, a bem da transparên­cia da aplicação de verbas públicas, a criação de uma Comissão Parlamenta­r de acompanham­ento aos fundos covid-19, que entretanto foi chumbada.

Para o JPP, o importante nesta ação é forçar o princípio da transparên­cia e chamar à atenção para que nenhum governo bloqueie o acesso à informação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal