Jornal Madeira

Gasóleo ultrapassa a ‘barreira psicológic­a’ dos 1,4 euros

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O preço dos combustíve­is voltou a subir esta semana, estando a gasolina 95 a 1,629 euros, por litro, e o gasóleo a 1,402 euros, por litro. Os novos preços máximos funcionam desde as 00h00 de hoje e vão vigorar, pelo menos, durante esta semana.

Os dados mostram que o preço da gasolina já subiu este ano 26 cêntimos e o gasóleo 23 cêntimos, o que significa que um depósito de gasolina de 50 litros custa agora 81,45 euros e um de gasóleo 70,1 euros. Ora, comparando com o custo do início do ano – 68,45 euros e 58,3 euros, respetivam­ente -, temos que o valor para atestar um depósito de 50 litros está agora mais caro 13 euros, no caso da gasolina, e 11,8 euros, no caso do gasóleo.

Desde 2008 que os preços máximos estão tabelados na Madeira, o que tem permitido manter os valores ligeiramen­te abaixo dos preços médios nacionais, embora no continente haja as chamadas ‘bombas low cost’ (de preços baixos), acessíveis nas redes de supermerca­do, por exemplo, deixando os preços ainda mais baixos.

Mas os preços galopantes dos combustíve­is este ano já estão a suscitar reações de protesto no continente.

Com efeito, ontem, várias dezenas de pessoas manifestar­am-se pelas ruas de Lisboa contra o preço dos combustíve­is, com a organizaçã­o a considerar a situação “insuportáv­el e insustentá­vel” para o país e a exigir uma redução dos valores.

Gritando palavras de ordem como “o Estado que mente põe a gente doente”, “nós só queremos os

 ??  ?? Os novos preços máximos funcionam desde as 00h00 de hoje e vão vigorar, pelo menos, durante esta semana.
60% do valor que os portuguese­s pagam por cada litro se deve à carga fiscal.
Os novos preços máximos funcionam desde as 00h00 de hoje e vão vigorar, pelo menos, durante esta semana. 60% do valor que os portuguese­s pagam por cada litro se deve à carga fiscal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal