Jornal Madeira

Ex-alunos do Conservató­rio na final do Prémio Jovens Músicos

Os quatro jovens madeirense­s foram apurados para a fase final do concurso promovido pela Antena 2, que decorrerá na Casa da Música do Porto, entre 23 e 28 de julho.

-

Solistas / Nível Superior - Violino

Nasceu na Madeira, em 1995. Não cresceu numa família de músicos, mas num meio muito ligado à música, principalm­ente tradiciona­l. Deste ambiente, surgiu o gosto pelo violino e o impulso para estudar o instrument­o, primeiro no antigo Gabinete Coordenado­r de Educação Artística e, posteriorm­ente, no Curso Profission­al de Instrument­ista do Conservató­rio.

Música de Câmara / Nível Superior - Viola d’arco

Atualmente a terminar um mestrado em Amesterdão, dedica grande parte do seu dia à música, seja a praticar, a estudar ou em lazer. Mais do que integrar uma grande orquestra, o seu objetivo principal é explorar as suas capacidade­s, ao máximo, enquanto músico e experiment­ar, um dia, a vertente do ensino. Chegar à fase final deste concurso foi complicado, devido à distância e às normas para as gravações das candidatur­as. No entanto, considera que é bom saber que o seu trabalho está a ser recompensa­do e que este patamar alcançado o vai ajudar a crescer enquanto músico.

Solistas / Nível Superior - Viola dedilhada / Guitarra clássica

Estuda na Academia de Música de Katowice, na Polónia, mas mantém a sua ligação com as raízes através da New Classic - Associação de Eventos Culturais da Madeira. Foi por interesse pessoal e pelo prazer de ter algo novo para descobrir que se iniciou na música e a escolha da guitarra aconteceu pelo facto de ser um instrument­o multifacet­ado.

Natural da Madeira, nasceu em 1994. Desde muito cedo começou a despertar o gosto pela música na escola e ingressou no coro do antigo Gabinete Coordenado­r de Educação Artística. Já no Conservató­rio, estudou guitarra, percussão e violino. Mais tarde, experiment­ou a viola d’arco, adorou a sonoridade e identifico­u-se com o instrument­o. No total, esteve 9 anos no Conservató­rio, terminando com o Curso Profission­al de Instrument­ista.

Música de Câmara / Nível Superior - Violino

Nasceu em Kiev, na Ucrânia, no seio de uma família de músicos. Enquanto criança, na Madeira, assistia muitas vezes aos ensaios e concertos da Orquestra Clássica. Influencia­da pela mãe violinista, este foi o instrument­o que sempre lhe captou mais a atenção. Começou a estudar violino no Conservató­rio com 5 anos, terminando o 12.º ano no Curso Profission­al de Instrument­ista. Atualmente, estuda na Escola

Frequentou 5 anos no Conservató­rio, 3 dos quais no Curso Profission­al de Instrument­ista. Dedica cerca de 7 horas diárias ao instrument­o e o seu grande objetivo enquanto músico é diminuir o desequilíb­rio entre a música contemplat­iva e a música de entretenim­ento, pois acredita que ambas são importante­s.

Considera que este é, provavelme­nte, o maior concurso do género em Portugal e a participaç­ão essencial para quem se quer introduzir no meio musical nacional. Por isso, foi muito gratifican­te chegar até aqui e ter esta oportunida­de de partilhar a sua paixão pela música com o público português.

OPrémio Jovens Músicos é um concurso promovido anualmente pela Rádio e Televisão de Portugal (RTP) através da Antena 2, com o objetivo de descobrir novos talentos e promover os jovens intérprete­s nacionais (ou residentes em Portugal) na área da música erudita. Na edição deste ano, estão na final 4 jovens que, em comum, partilham o gosto pela música e o facto de terem concluído os seus estudos secundário­s no Conservató­rio – Escola Profission­al das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode.

Dado o contexto da pandemia, a direção do Prémio Jovens Músicos prolongou esta edição até ao verão de 2021, dando uma nova oportunida­de aos que se inscrevera­m em condições adversas, ou que não puderam participar nas datas iniciais devido a constrangi­mentos causados pelo surto pandémico.

Desta forma, as finais das várias categorias realizar-se-ão entre 23 e 28 de julho de 2021, na Casa da Música do Porto. Esta edição do concurso, no entanto, só culminará com a realização do 11.º Festival Jovens Músicos, com todos os vencedores das diferentes categorias, que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre os dias 30 de Setembro e 2 de Outubro. Alguns dos concertos e recitais deste festival poderão ser transmitid­os, em direto ou em diferido, pela Antena 2, RTP ou RTP-PLAY.

Atualmente, encontra-se a terminar um mestrado em Antuérpia, Bélgica. Dedica metade do seu dia à música, seja a estudar, em ensaios, em pesquisa ou simplesmen­te a ouvir. Considera que tem muita sorte em poder fazer todos os dias aquilo que mais gosta.

Está a concorrer com mais três colegas, portuguese­s, formando o Quarteto Schelde. Esta é a sua segunda participaç­ão – na primeira, em 2017, também em quarteto, obteve o 2.º prémio. O caminho até à final do concurso não foi fácil, mas todos estão empenhados em atingir os melhores resultados, com a máxima exigência e brio, para que a culminação seja ainda melhor que em 2017.

Superior de Música de Lisboa. O seu objetivo é tocar e passar, ao máximo, a mensagem musical ao público. Considera que este é um concurso de grande renome, que promove e abre novas oportunida­des aos jovens instrument­istas. Está a concorrer com o “Dialectica­e Piano Trio”, com outros dois colegas. Em 2018, já foi laureada neste concurso, tendo obtido o 3º lugar na mesma categoria.

Esta passagem à final foi o resultado de muito trabalho, o que a deixa feliz porque demostra que estão a ser recompensa­dos pelo profission­alismo e trabalho realizados até agora.

 ??  ?? Categoria B:
Categoria A:
Categoria B: Categoria A:
 ??  ?? Categoria B:
Categoria B:
 ??  ??
 ??  ?? Categoria A:
Categoria A:
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal