Jornal Madeira

200 recém-licenciado­s com estágios remunerado­s

Houve 216 candidatos para 200 vagas à primeira edição do programa Ingress@, que dá estágio remunerado por três meses a recém-licenciado­s sem emprego.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

216 jovens candidatar­am-se ao novo programa Ingress@, criado pelo Governo Regional, como resposta aos jovens recém-licenciado­s sem emprego. Destes ficaram colocados 200, que entre setembro e novembro terão estágios remunerado­s, desta feita com 500 euros mensais. De acordo com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo este o ano de lançamento do programa, gerido pela Direção Regional de Juventude, “a procura correspond­eu à expectativ­a, até porque o número de vagas disponibil­izadas foi preenchido”. Recorde-se que, tal como noticiou o JM, o Ingress@ é um novo programa da SRE que vem criar estágios remunerado­s, no valor mensal de 500 euros, com a duração de três meses, entre setembro e novembro. A dotação orçamental inicial é de meio milhão de euros.

Entre setembro e novembro, 200 recém-licenciado­s terão trabalho.

Puderam candidatar-se os recém-licenciado­s que não tenham qualquer atividade profission­al remu

nerada. E, com a garantia de uma vaga numa das entidades enquadrado­ras dos estágios (entidades públicas, privadas sem fins lucrativos e empresas privadas), estes jovens auferem um rendimento mensal, por um lado, e, por outro, têm trabalho, o que poderá facilitar a sua entrada no mercado laboral. “Esse é o objetivo central do programa Ingress@: contribuir para a integração dos jovens no mercado de trabalho, uma vez que já possuem licenciatu­ra e a realização de um estágio na sua área de formação, sem encargos para as entidades acolhedora­s, poderá potenciar a criação de um vínculo laboral”, adiantou a SRE ao nosso Jornal. “O programa tem a duração de três meses, devendo o estágio realizar-se entre setembro e novembro. Os participan­tes terão direito a uma bolsa no valor de 500 euros, em cada um dos meses de estágio, além de seguro de acidentes pessoais, podendo a atividade desejada ocorrer em entidades públicas, entidades privadas sem fins lucrativos ou empresas privadas, com sede na Região”, divulgou ainda a tutela. A tutela explicou que o Ingress@ estabelece, em certa medida, a continuida­de com o programa Estágios de Verão, destinado aos estudantes do ensino superior, possibilit­ando a estes um mês de contacto com o mundo laboral.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal