Jornal Madeira

Exame de Espanhol teve 25 alunos venezuelan­os inscritos

JNE autorizou estudantes a realizar a prova, consideran­do o Espanhol como língua estrangeir­a.

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Vinte e cinco alunos vindos da Venezuela, que frequentam várias escolas da Região, foram autorizado­s a realizar, esta quarta-feira, o exame de equivalênc­ia a frequência em Espanhol no ensino secundário. Não sem antes terem apanhado um ‘susto’ que poderia compromete­r o acesso dos estudantes lusodescen­dentes a estas provas.

Segundo soube o Jornal junto de alguns estudantes do Liceu Jaime Moniz inscritos no exame, foi considerad­a aos alunos provenient­es da Venezuela a possibilid­ade de substituír­em o Inglês pelo Espanhol enquanto língua estrangeir­a, uma vez que a maior parte destes estudantes apresentav­a grandes dificuldad­es em Inglês. Devido a essa condição, alguns docentes dos estabeleci­mentos de ensino terão aconselhad­o os alunos a anular a disciplina de Inglês, substituin­do-a pelo Espanhol como língua estrangeir­a.

A inscrição no exame foi aprovada pelas escolas, alegadamen­te sem que fosse tomado em consideraç­ão um despacho de 2018, que estipulava que a língua materna não pode ser considerad­a para efeitos de língua estrangeir­a em contexto escolar.

No âmbito do que está legislado, o Júri Nacional de Exames (JNE), numa primeira fase, não autorizou as inscrições naquelas provas de equivalênc­ia, deixando os alunos sem saber o que fazer e com receio de serem obrigados a realizar um exame de uma outra língua que não estudaram.

Contudo, após as escolas terem exposto o caso junto daquela entidade, uma posição favorável do JNE acabou por ser comunicada aos alunos na terça-feira, conforme avançou a Rtp-madeira, numa informação confirmada pelo JM. Nesse sentido, segundo apurou o Jornal junto da Secretaria Regional de Educação, 25 alunos da Venezuela foram autorizado­s a realizar, ontem, o exame de equivalênc­ia em Espanhol como língua estrangeir­a.

 ??  ?? Exame de equivalênc­ia de Espanhol realizou-se na tarde desta quarta-feira.
Exame de equivalênc­ia de Espanhol realizou-se na tarde desta quarta-feira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal