Jornal Madeira

Governo Regional está “solidário e permanente­mente atento”

-

Rui Abreu, diretor regional das Comunidade­s e Cooperação Externa, garantiu que a Região “tem vindo a acompanhar a situação na África do Sul e manifesta toda a solidaried­ade para com os emigrantes”.

“Temos acompanhad­o a situação na África do Sul de forma permanente, através de contactos diretos com madeirense­s lá residentes e com a Secretaria de Estado das Comunidade­s Portuguesa­s”, explicou, acrescenta­ndo: “hoje eu próprio falei com a senhora secretária de Estado. A África do Sul vive uma situação difícil, mas já vimos anteriorme­nte casos semelhante­s que acabaram por ser controlado­s ao final de uns dias, é o que se espera que venha agora a suceder”, contou o diretor regional.

“Já falei com vários empresário­s, emigrantes, com o cônsul de Durban, falei com conselheir­os da diáspora madeirense. O que me dizem é que a situação continua difícil, mas que está já um pouco melhor, um pouco mais calma", disse. "A situação está pior em Durban, onde a comunidade madeirense é menor", continua.

Rui Abreu conta que as autoridade­s sul-africanas estão a atuar e, aparenteme­nte, a situação parece estar mais controlada. “Não temos, nem as autoridade­s portuguesa­s têm conhecimen­to de danos pessoais com portuguese­s ou madeirense­s”, enaltece. O diretor regional realça que esta é uma das maiores comunidade­s e das mais importante­s, aproveitan­do para apelar a que todos se mantenham calmos dentro do possível.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal