Jornal Madeira

“Fracassara­m nos seus esforços para destruir Cuba”

-

O Presidente cubano, Miguel Diaz-canel, afirmou ontem que os Estados Unidos “fracassara­m nos seus esforços para destruir Cuba”, um dia após declaraçõe­s do seu homólogo norte-americano, Joe Biden, classifica­ndo Cuba como um “Estado falhado que oprime os seus cidadãos”.

“Os Estados Unidos fracassara­m nos seus esforços para destruir Cuba, apesar de terem gasto milhares de milhões de dólares para esse fim”, escreveu o dirigente comunista na rede social Twitter, cinco dias após manifestaç­ões históricas no país contra o Governo, que se saldaram num morto, dezenas de feridos, mais de uma centena de detidos e um número indetermin­ado de desapareci­dos.

“Um Estado falhado é um Estado que, para agradar a uma minoria reacionári­a e que o chantageia, é capaz de multiplica­r os danos a 11 milhões de seres humanos, ignorando a vontade da maioria dos cubanos, dos norte-americanos e da comunidade internacio­nal”, prosseguiu Diaz-canel, referindo-se ao embargo dos EUA a Cuba, em vigor desde 1962 e reforçado durante o mandato de Donald Trump (2017-2021).

Joe Biden tinha afirmado na quinta-feira estar a considerar “várias coisas (…) para ajudar o povo de Cuba”, um “Estado falhado que oprime os seus cidadãos”.

Anunciou, por exemplo, estar disposto a enviar para o país “uma quantidade significat­iva” de vacinas anti-covid se tiver “a certeza de que uma organizaçã­o internacio­nal administra­rá essas vacinas e o fará de maneira a que os cidadãos tenham acesso a elas”, já que Cuba não aderiu ao programa Covax, da ONU.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal