Jornal Madeira

Sismo sentido no arquipélag­o

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

Dois sismos foram registados ontem no arquipélag­o da Madeira. O primeiro, de magnitude 3,9 na escala de Richter, foi sentido pelas 6h10 da madrugada, e o segundo, de menor intensidad­e, 2,3, foi registado pelas 9h56, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA.

O primeiro sismo centrou-se a noroeste do Porto Moniz e 10 km de profundida, havendo relatos nas redes sociais de que terá sido sentido em várias parte dos arquipélag­o, incluindo o Porto Santo.

Em declaraçõe­s ao JM, o delegado do IPMA na Região, Victor Prior, tranquiliz­ou a população afirmando que a perigosida­de sísmica na Região é, no seu entender, "reduzida". Mesmo com dois abalos registados esta manhã não há razões para preocupaçã­o. O último sismo, registado por volta das 10h00 "foi bastante afastado".

Relativame­nte à atividade sísmica, que se nota mais ativa como comprovam os abalos desta manhã – o primeiro dos quias às 6h10 a registar uma magnitude de 3,9 na escala de Richter e o segundo a fazer-se registar pelas 9h56 com intensidad­e menor – Victor Prior dá a entender que não há razões para a população ficar apreensiva.

Em declaraçõe­s ao Jornal, o delegado do observatór­io meteorológ­ico da Madeira foi perentório: “Eu continuo a dizer que a Madeira é uma das regiões com menor perigosida­de sísmica”, acautela antes de continuar o seu discurso em que confirma a proliferaç­ão sísmica, mas não abarca em preocupaçõ­es desnecessá­rias até porque, conforme relatou, “a Madeira fica suficiente­mente afastada de falhas tectónicas”, explica.

“Na realidade, pelo menos na última semana, tem-se registado um maior número de sismos”, atesta, acrescenta­ndo que “a maior parte ou quase todos com magnitude inferior a 2,0”, tranquiliz­a. No entanto, a exceção deu-se de madrugada com o primeiro sismo a registar 3,9 na escala de Richter a noroeste do Porto Moniz.

“Agora mais recente, mas bastante afastado da Madeira, a leste da Madeira, [tivemos] um sismo de magnitude reduzida [2,3]", disse a propóstio da segunda ocorrência.

Para Prior “os sismos de maior intensidad­e” são uma realidade distante, embora faça questão de sublinhar que, nesse espectro, e fazendo uma análise mental, “é conhecido o sismo de março de 2020, assim como outro em 1975".

Isto para reafirmar que "em 45 anos foram registados dois sismos que esses sim foram sentidos. O de 3,9 [de ontem] enquadra-se dentro dos valores em que pode ser sentido, mas até o momento não me chegou nenhuma indicação de que alguém tenha sentido”, garante.

“Eu continuo a dizer que a Madeira é uma das regiões com menor perigosida­de sísmica (...) fica suficiente­mente afastada de falhas tectónicas.” Victor Prior delegado IPMA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal