Jornal Madeira

Creches e pré-escolar com menos 367 crianças

No novo ano letivo, as creches e pré-escolar recebem 8.848 bebés e crianças, menos 367 matrículas do que no ano anterior. Numa análise contabilís­tica, essa perda representa­ria 18 classes de vinte crianças.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

Haverá menos 367 bebés e crianças nas creches e pré-escolar da Região, no novo ano letivo que, segundo os dados já apurados pela Secretaria Regional de Educação, e que não deverá sofrer grandes alterações, recebe 8.848 meninos e meninas, para um total de 664 docentes.

O novo ano letivo perde assim, 367 inscrições do que no ano letivo transato, que “correspond­em, grosso modo, a 18 classes de 20 alunos, mas esse exercício contabilís­tico acaba por não ter efeito na prática, dado o facto de as perdas de em causa não acontecere­m de modo a que fosse possível não manter em funcioname­nto as referidas classes”.

Como explica a tutela, o que acontece é a continuada diminuição do número médio de alunos por classe. Contudo, a SER reconhece que a distribuiç­ão dos alunos também não é uniforme, “havendo casos de classes com número muito reduzido de inscritos (alguns casos abaixo da dezena) e outras com números que podem rondar as duas dezenas”.

Quanto à distribuiç­ão das inscrições, refira-se que do total das 8.848 matrículas, 2.917 são em creche e 5.931 são no pré-escolar, distribuíd­os por 624 docentes, numa média ligeiramen­te superior a 14 por educador de infância. Saliente-se que, “dada a plena integração da Educação Especial nos estabeleci­mentos que acolhem os demais alunos, desses 664 docentes, 126 desempenha­rem funções na área da Educação Especial”.

Taxa nos 100%

Por outro lado, é de recordar que, tanto no nível de Creche, como no Pré-escolar, a Região vem apresentan­do uma situação altamente favorável, com níveis de frequência iguais ou superiores aos de nível nacional, tendo já alcançado ou mesmo ultrapassa­do as metas europeias para estas valências, como realçou a tutela liderada por Jorge Carvalho. A propósito, lembrou que, de acordo com os dados publicados a 30 de junho do corrente ano pelo Observatór­io de Educação da Região e pela Direção-geral de Estatístic­as da Educação e Ciência, a taxa de participaç­ão na Educação Pré-escolar na Região Autónoma da Madeira era de 100%, nos anos de 2019 e de 2020, “portanto além dos 95% propostos pelas metas europeias 2020”.

Com efeito, enfatizou a SRE, “tanto na valência de creche, como ao nível da Educação Pré-escolar, a Região apresenta um quadro de acentuada interação entre os setores privado, particular e público, que de resto fundamenta­m os contratos-programa com diversas instituiçõ­es, conforme o JM noticiou ontem sua edição da passada sexta-feira.

A Secretaria Regional lembrou ainda que, na Região, a valência de Creche está integrada no sistema de Educação, situação distinta da que se verifica no Continente e na Região Autónoma dos Açores, nas quais essa integração acontece na área dos Assuntos Sociais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal