Jornal Madeira

“Indispensá­vel” manter regras contra covid

-

O secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, diz que continua a ser “indispensá­vel” o cumpriment­o das normas em vigor contra a pandemia, apesar do avanço do controlo da covid-19 na Região.

“A pandemia não se extinguiu, os cuidados exigidos para continuar o seu combate continuam válidos, as escolas mantêm, nos respetivos planos de contingênc­ia, orientaçõe­s específica­s que nos dão confiança numa evolução positiva no plano sanitário, mas até decisão contrária das autoridade­s com competênci­a na matéria, é indispensá­vel que cumpramos as normas em vigor”, refere Jorge Carvalho, numa mensagem deixada a propósito do arranque ano letivo, que tem início amanhã.

Apesar da advertênci­a, o secretário acredita que hoje a comunidade está mais fortalecid­a “para enfrentar a pandemia da covid-19, por ter “atingido uma condição mais efetiva de controlo e prevenção da doença”.

Por outro lado, o governante constata que, “salvo casos emergentes que careçam de solução extraordin­ária”, o início das atividades escolares vai ocorrer com uma “resposta completa às necessidad­es das escolas, em termos de recursos humanos e materiais”.

“Os apoios e garantias estabeleci­das, diretament­e na Ação Social Educativa ou através de outros instrument­os de promoção de equidade, boa parte deles fruto da iniciativa das escolas, continuam em vigor e mantêm como traço distinto o facto de serem as mais extensivas e completas no panorama nacional”, evidencia ainda.

Na mensagem deixada no arranque do ano letivo, lembra também o processo de recuperaçã­o integral do tempo de serviço dos professore­s que volta a ter um novo avanço.

“2021/22 será ainda mais um ano de recuperaçã­o integral do tempo de serviço efetivamen­te cumprido pelos professore­s ao serviço da Região, demonstran­do quão acertada está a revelar-se a estratégia de um processo faseado, adequado às disponibil­idades efetivas da Região e não ao sabor de reivindica­ções irresponsá­veis de satisfação total e imediata”, sublinha.

AP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal