Jornal Madeira

Porto Santo ‘descansa’ de alívio

O delegado de saúde do Porto Santo e diretor do centro de Saúde local afirma que das mais de mil testagens feitas no pico de casos em agosto, aos profission­ais locais, nenhum obteve positivo para o SARS-COV-2.

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

Agosto foi de alvoroço. Setembro está a ser bem mais calmo. Os visitantes continuam a ser muitos. No entanto, a pandemia está bem mais controlada com 14 casos ativos de um total de três cadeias.

Logo a seguir ao pico dos casos na ilha dourada, mais de mil profission­ais que contactam diretament­e com o público foram testados à covid-19 e todos deram resultado negativo. Situação que deixa a autoridade de saúde local bem mais descansada.

Isto mesmo nos transmitiu ontem

Rogério Correia, diretor do Centro de Saúde do Porto Santo e também delegado de saúde. Em declaraçõe­s prestada ontem ao JM, aquele médico afirmou que além da testagem quinzenal, trabalhado­res dos mais variados setores foram submetidos a uma testagem adicional por causa dos vários casos que foram surgindo ao longo do mês de agosto, sobretudo na primeira quinzena, quando muitos jovens se encontrava­m na ilha e participar­am em diversos ajuntament­os, sem cumprirem [a grande maioria] o distanciam­ento e o uso de máscara.

“Testámos mais de mil pessoas ligadas ao comércio e a outros setores. Foram feitos testes em alguns dias e ninguém testou positivo”, garante Rogério Correia, referindo-se ao período logo após ao fim de semana de 14 e 15 de agosto, altura em que os casos dispararam e que coincidiu com o período logo a seguir a grandes convívios na rua e em festas privadas.

Foi uma altura preocupant­e deixando locais e, sobretudo, autoridade­s de saúde em alerta máximo. A situação nunca esteve descontrol­ada mas receou-se que, pelo facto de a população local estar toda vacinada e, consequent­emente, poder não manifestar sintomas ou só ter sintomas ligeiros da doença, pudesse vir a estar com covid-19 e a contactar com mais pessoas. Assim, fez-se o despiste e, agora, suspira-se de alívio, conforme sublinhou Rogério Correia, que realçou o facto de os clientes que agora procuram o Porto Santo serem pessoas de mais idade, que não gostam de grandes ajuntament­os e que procuram, mesmo, fugir aos grandes movimentos verificado­s em agosto.

“É pouco provável que, agora, os casos fujam ao controle”, defendeu ontem aquele responsáve­l, o qual realça que, além do número de recuperado­s estar a ser significat­ivo, o número de novos casos também está a ser baixo. Bom indicador é também a circunstân­cia de haver, apenas numa cadeia, pessoas que trabalham no Porto Santo, conforme sublinha.

É pouco provável que os casos fujam agora ao controle Rogério Correia

 ??  ?? O delegado de saúde refere que as testagens prosseguem no Porto Santo mas que agora são as habituais.
O delegado de saúde refere que as testagens prosseguem no Porto Santo mas que agora são as habituais.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal