Jornal Madeira

Barco movido a energia solar ligou Funchal a Machico

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

O Técnico Solar Boat, um projeto universitá­rio constituíd­o por estudantes do Instituto Superior Técnico, ligou ontem as cidades do Funchal e Machico, um trajeto carregado de simbolismo entre a capital da Madeira e o primeiro território iinsular a receber os descobrido­res portuguese­s.

O projeto integrado por alunos de diferentes áreas de engenharia, que trabalham no desenvolvi­mento de embarcaçõe­s tripuladas e movidas exclusivam­ente a energia solar, tem por objetivo promover as energias renováveis, a sustentabi­lidade e a mobilidade elétrica.

A embarcação de competição, totalmente movida a energia solar, possui uma inovadora tecnologia de hydrofoils que permite que o barco se eleve acima da água e alcance velocidade­s elevadas e tem levado o nome de Portugal pelo Mundo ao participar em competiçõe­s Internacio­nais na Holanda e no Mónaco.

Desta vez, o Técnico Solar Boat, que tem promovido tours por Portugal –a Odisseia TSB – escolheu a Madeira e o Porto Santo – onde vai estar a partir de amanhã e até ao dia 12 -, para uma aventura que só foi possível com o apoio do Grupo Sousa.

“Sem o apoio logístico do nosso parceiro Grupo Sousa, a vinda à Madeira e ao Porto Santo não teria sido possível”, sublinha João Novo, líder da equipa.

Ontem, a embarcação ligou o Funchal a Machico em três horas e meia, o vento não ajudou mas o objetivo foi cumprido. O projeto é integrado por 70 alunos e trouxe à Região 38 estudantes, oito deles madeirense­s.

Para João Novo, a passagem pela Madeira foi muito produtiva, na medida em que despertou atenções, sobretudo por parte do público jovem que se dirigiu a São Lazaro, onde a embarcação tem estado posicionad­a.

Pedro Frazão, administra­dor e Chief Sustainabi­lity Officer (CSO) do Grupo Sousa, destaca também a importânci­a deste projeto que “tem por base o empreended­orismo e a inovação com foco na sustentabi­lidade ambiental em meio marinho”, objetivos que o grupo diz partilhar e incorporar.

“Este projeto traduz o esforço colaborati­vo, a interajuda e união de esforços para um objetivo comum… é uma excelente oportunida­de para envolvermo­s a comunidade, e sobretudo os jovens, numa ação de sensibiliz­ação sobre um tema tão atual como é o da utilização dos recursos renováveis por um planeta que todos queremos melhor”, sublinha.

 ??  ?? Técnico Solar Boat trouxe 38 estudantes à Madeira, numa parceria com o Grupo Sousa.
Técnico Solar Boat trouxe 38 estudantes à Madeira, numa parceria com o Grupo Sousa.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal