Jornal Madeira

Empresas com 2,5 milhões

O Instituto para a Qualificaç­ão, que vai gerir 2,5 milhões de euros para ações de formação, vai divulgar um aviso de abertura de candidatur­as tendo como destinatár­ios os ativos das empresas.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

As empresas da Região poderão, a partir de outubro, candidatar-se, através de entidades formadoras certificad­as, a apoios para ações de formação profission­al para os seus funcionári­os. Estão destinados 2,5 milhões de euros para este fim.

Isso porque, no âmbito do reforço do Programa Madeira 14-20, através da Iniciativa REACT – EU, vertente Fundo Social Europeu, o Instituto para a Qualificaç­ão, IP-RAM (IQ, IP-RAM) na qualidade de Organismo Intermédio, vai divulgar um aviso de abertura de candidatur­as, tendo como destinatár­ios os ativos das empresas da Região.

Segundo a informação prestada ao nosso Jornal pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, as ações terão uma duração máxima de 300 horas, e pretendem ir ao encontro de necessidad­es de formação dos seus ativos, conforme o diagnóstic­o desenvolvi­do pelas próprias empresas.

“Esta abertura de candidatur­as visa responder às necessidad­es das empresas da RAM, procurando aumentar as competênci­as e níveis de qualificaç­ão dos seus trabalhado­res, contribuin­do assim para a manutenção do emprego qualificad­o e da produtivid­ade das empresas”, explica a SRE.

Desta forma, “será possível potenciar a empregabil­idade da população ativa empregada, pelo aumento das suas competênci­as e da sua adaptabili­dade às exigências do mercado de trabalho, sempre em evolução, nomeadamen­te ao nível das competênci­as digitais e novas competênci­as funcionais”. A tutela refere ainda que para este aviso de abertura de candidatur­as não serão definidas áreas de formação, nem sectores específico­s, esclarecen­do ainda que “as empresas de formação devem, juntamente com as entidades empregador­as, começar desde já a efetuar um processo de diagnóstic­o das necessidad­es formativas, de modo que possam, aquando da abertura das candidatur­as, já terem definido as áreas de formação e os cursos que pretendem candidatar”. Uma antecipaçã­o que irá facilitar o processo.

 ??  ?? O programa visa aumentar as competênci­as dos trabalhado­res no ativo.
O programa visa aumentar as competênci­as dos trabalhado­res no ativo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal