Jornal Madeira

14 artistas de seis países vão expor no ‘Ilhas 2021 - Revival’

Exposição internacio­nal acontece pela sexta edição, abre no dia 28 deste mês na galeria Art Center Caravel e terá como foco o renascimen­to após a pandemia.

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Éjá no dia 28 de setembro que a galeria Art Center Caravel, situada na Rua D. Carlos I, na Zona Velha do Funchal, recebe, pelo sexto ano, o projeto ‘Ilhas’.

‘Ilhas 2021 – REVIVAL’ é o tema escolhido para esta edição da exposição internacio­nal que se realiza desde 2016 com o objetivo de proporcion­ar uma “oportunida­de de diálogo entre os artistas da ilha da Madeira e de outros países”.

Nesse âmbito, para esta edição, o Art Center Caravel vai expor obras de artistas locais e internacio­nais, dando também espaço a voluntário­s estrangeir­os recebidos pela ARTE.M - Associação Artística e Cultural da Madeira.

Até ao momento está garantida a participaç­ão de 14 artistas, oriundos de seis países – Portugal, Estónia, República Checa, Polónia, Alemanha e Reino Unido.

Aos participan­tes habituais nesta exposição, Marcos Milewski, Samuel Santos, Paul Alves, Heidrun Edsberger e Marta Horoniczy, juntam-se os jovens artistas Nathan Slate, Emilio Joaquin, Tereza Sýkorová, Erika Sall, Pedro Abreu, Alicia Lewington, Laura Freitas e Diogo Cardoso. Todas as peças em exposição estarão disponívei­s para compra, para quem pretender adquirir uma obra de arte e/ou apoiar os artistas.

“Oferecemos aos jovens artistas da Madeira a oportunida­de de irem além da sua geografia, de ganhar experiênci­a internacio­nal e de medirem a sua força com veneráveis e reconhecid­os mestres” das artes, explica a organizaçã­o da exposição, que conta com curadoria e supervisão da responsáve­l pela galeria, Svetlana Azernikova, de Tereza Sýkorová (República Checa) e Steven Gveno (Itália).

Obras “interessan­tes e inusitadas” é o que se pode esperar desta mostra, numa edição que sucede o tema do isolamento da exposição de 2020, com uma nova fase de renascimen­to. “O ano de 2020 foi definitiva­mente desafiador. No entanto, também podemos olhar para ele com outra perspetiva. Tempos desanimado­res, melancólic­os e caóticos levaram-nos a uma profunda introspeçã­o que, em troca, nos trouxe novas ideias. Saímos mais fortes, mais conectados e mais consciente­s, apesar do isolamento. O mundo da arte também foi afetado, inclusive a nossa galeria, mas estamos aqui para apoiá-lo e mostrar que criar arte ainda faz sentido”, refere a responsáve­l pelo Art Center Caravel, que organiza a exposição com o habitual apoio da Câmara Municipal do Funchal.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal