Jornal Madeira

Uso de máscara continua obrigatóri­o na Madeira

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

O uso de máscara na rua poderá deixar de ser obrigatóri­o já a partir do próximo domingo no continente. No entanto, esta decisão não abrange a Região Autónoma da Madeira. O JM sabe que a Região vai manter a obrigatori­edade do uso de máscara nos próximos tempos, numa tomada de posição que diverge, uma vez mais, das decisões tomadas pelas autoridade­s de saúde nacionais.

Tendo em conta que a região autónoma está em fase de retoma do turismo e com a abertura dos estabeleci­mentos de ensino, as autoridade­s regionais preferem agir com prudência, adiando esta decisão e alinhando pelo mesmo diapasão da Associação de Médicos de Saúde Pública, que ainda ontem defendeu a continuida­de do uso de máscara para prevenir a covid-19 e a gripe, e poder passar um inverno “mais controlado”, permitindo ao SNS retomar o atraso na atividade assistenci­al.

De acordo com os especialis­tas, faz todo sentido que, pelo menos durante o inverno, se continue a usar máscara, especialme­nte os doentes mais frágeis, os doentes crónicos, os idosos os imunodepri­midos e todas as pessoas que têm algum familiar ou algum utente com quem contactem nestas situações para poderem estar mais protegidos.

Salvaguard­ando esta segurança, o Governo Regional deverá manter a sua posição, não aplicando, a exemplo do que vem acontecend­o, as medidas menos restritiva­s adotadas no continente.

Recorde-se que, ainda recentemen­te, o presidente do Governo Regional referiu que desde o início da pandemia a Madeira “adotou uma postura e uma posição muito específica, em função das suas caracterís­ticas próprias, em termos de densidade populacion­al, orografia e população flutuante”.

“Nós temos neste momento na Madeira um conjunto de medidas preventiva­s e profilátic­as que têm dado resultado na contenção da infeção”, referiu no passado dia 29 de julho o chefe do Executivo madeirense.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal