Jornal Madeira

Seminário ‘Pandemia Covid-19’ assinala 48 anos do Hospital Dr. Nélio Mendonça

Um dos objetivos é dar a conhecer o lado mais humano desta luta contra o vírus SARS-COV-2.

- Por Agostinho Silva e Edna Baptista redacao@jm-madeira.pt

O Hospital Dr. Nélio Mendonça celebra amanhã, dia 9 de setembro, o seu 48.º aniversári­o e para assinalar a data preparou um seminário dedicado à pandemia covid-19, que marcou indiscutiv­elmente a atividade hospitalar na Região no último ano e meio.

Ao JM, José Júlio Nóbrega, diretor clínico do SESARAM, revelou que o propósito deste colóquio não será apenas o de discutir aspetos científico­s, mas também o de dar a conhecer o lado mais humano desta luta contra o vírus SARS-COV-2, recordando que foram muitas as lições trazidas pela atual situação epidemioló­gica.

“Aprendemos muito com a pandemia e que a doença dos outros não só aos outros diz respeito. Os profission­ais de saúde tiveram de se aplicar muito e os hotéis, aeroportos e os restaurant­es fecharam. Toda a atividade parou, tentou-se recuperar e depois voltámos para trás e para a frente. Portanto, a saúde diz respeito a todas as pessoas e não só ao doente e ao médico”, assinalou Júlio Nóbrega.

Já a propósito dos 48 anos dos Hospital Central do Funchal, o diretor clínico não deixou de frisar que este é um momento de orgulho, embora reconheça que ainda há aspetos a melhorar. “É verdade que vamos transitar para o novo hospital, mas não deixa de ser meia centena de anos, algo que nos honra muito”, afirmou o profission­al.

Quanto ao programa do encontro, a marcar o seu arranque, agendado para as 9 horas, no auditório do hospital, estarão Rafaela Fernandes, presidente do Conselho de Administra­ção do SESARAM, José Manuel Ornelas, enfermeiro diretor, e ainda José Júlio Nóbrega, seguindo-se uma palestra realizada pela docente Teresa Rodrigues, da Universida­de Nova de Lisboa, que abordará ‘As pandemias ao longo da história’.

Entre as 10 e as 11 horas, as celebraçõe­s continuarã­o com um painel, moderado por Herberto Jesus, diretor regional de Saúde, que discutirá ‘A pandemia covid-19, da comunidade à Medicina Intensiva’, juntamente com os médicos Maurício Melim, Fábio Camacho, coordenado­r do ACES (Agrupament­o dos Centros de Saúde), Margarida Câmara, da Comissão Covid-19, e Paulo Mergulhão, presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos. Em cima da mesa estarão temas como a questão da ‘Unidade de Emergência e Saúde Pública’ e o trabalho realizado nos centros de saúde, em contexto hospitalar e nos cuidados intensivos ao longo da crise pandémica, respetivam­ente.

Por sua vez, o segundo momento deste colóquio será dedicado a alguns ‘rostos’ que fizeram parte deste combate contra o novo coronavíru­s, com um painel que vai desde o doente ao profission­al de saúde, mas que passa também por profission­ais de outros setores igualmente atingidos pela covid-19. Entre os intervenie­ntes estarão José Carlos Vieira, doente recuperado, o juiz Paulo Gouveia, na qualidade familiar de um doente covid-19, Cláudia Sousa, enfermeira da unidade de internamen­to polivalent­e do SESARAM, Jorge Veiga França, presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal, e Roberto Santa Clara, diretor da ANA Madeira.

Por fim, a sessão de encerramen­to, subordinad­a ao tema da ‘A decisão política e o conhecimen­to científico’, contará com Sílvio Fernandes, reitor da Universida­de da Madeira, e Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Proteção Civil.

 ??  ?? O Hospital Central do Funchal assinala amanhã 48 anos. As Bodas de Ouro já têm uma Comissão de Honra.
O Hospital Central do Funchal assinala amanhã 48 anos. As Bodas de Ouro já têm uma Comissão de Honra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal