Jornal Madeira

Espanhóis ultimam estudo cultural e artístico

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

Ainda não há resultados concretos porque os trabalhos foram intensos. Mas ontem, Alicia Pardiilla esteve na Quinta Magnólia para fazer um resumo daquele que foi o trabalho de cariz cultural e artístico desenvolvi­do nas ilhas Selvagens desde o dia 12 de agosto e durante duas semanas.

Inserido na tese de doutoramen­to de um dos três investigad­ores de Canárias envolvidos no projeto, o estudo teve por objetivo o de avaliar, naquele território, a integração do homem num espaço onde a natureza é o valor essencial a preservar. Sem centros comerciais, sem cafés, sem nada relacionad­o com as zonas povoadas, aquelas ilhas foram escolhidas por serem as menos alteradas às mãos do ser humano em toda a Macaronési­a. Pouco se mexeu naquelas ilhas. Quase tudo está ao natural.

A artista Alicia Pardillla, que se fez acompanhar de Alfonso León, fotógrafo, e Acerina Cruz, poetisa, explicou, perante uma plateia cheia, aqueles que foram os dias passados na Selvagem Grande mas, aos jornalista­s, adiantou não ter ainda resultados do estudo intitulado ‘O horizonte expandido: as ilhas Selvagens’. Mas o estudo, que conta com o apoio do Instituto de Florestas e Conservaçã­o da Natureza, coloca um enfoque em valências ecléticas, por vezes pouco valorizada­s, das áreas protegidas. O trabalho insere-se nas comemoraçõ­es dos 50 anos da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, cujo aniversári­o é no final de outubro. Paulo Oliveira, do IFCN e que apresentou ontem a espanhola e a sua equipa aos presentes no auditório da Quinta Magnólia, agradeceu a escolha das Selvagens para o estudo cultural e sublinhou que a apresentaç­ão que ontem aconteceu foi a primeira de um ciclo de conferênci­as que serão levadas a cabo.

A Reserva Natural das Ilhas Selvagens foi criada em 1971 sendo a mais antiga de Portugal. Detém, por isso, um património natural e geológico de elevado interesse mundial, razão pela qual está inscrita na lista indicativa para o Património Mundial da Unesco em Portugal.

 ??  ?? Alicia Pardilla esteve duas semanas nas Selvagens. Recolheu informação e está a trabalhá-la.
Alicia Pardilla esteve duas semanas nas Selvagens. Recolheu informação e está a trabalhá-la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal