Jornal Madeira

Buscas estendem-se ao Poiso e São Vicente

Relato de avistament­o do turista francês na Ponta Delgada faz alargar as operações de busca a São Vicente. Terá sido visto pelas 17 horas do dia do desapareci­mento, já depois de ter completado a Levada do Caldeirão Verde.

- Por Marco Milho mmilho@jm-madeira.pt

As informaçõe­s iniciais davam a Levada do Caldeirão Verde, em Santana, como último paradeiro conhecido do cidadão francês, mas novos indícios fazem mover as buscas.

O raio de ação das operações de busca pelo turista francês de 35 anos, dado como desapareci­do desde a última semana na Madeira, foi alargado para abranger o concelho de São

Vicente e também o sítio do Poiso.

De acordo com informaçõe­s que o JM conseguiu apurar ontem, junto de fonte próxima das operações, há novos indícios que apontam para a possibilid­ade de o turista ter sido visto, pela última vez, na Ponta Delgada, aproximada­mente pelas 17 horas de quarta-feira da semana passada.

As informaçõe­s anteriores davam conta da Levada do Caldeirão Verde, em Santana, como último paradeiro conhecido do cidadão francês.

No domingo, os Bombeiros Voluntário­s de Santana percorrera­m toda a Levada do Caldeirão Verde, já quase 24 horas depois de iniciadas as buscas pela Polícia de Segurança Pública. Recorde-se que apenas mais tarde a proteção civil foi informada do desapareci­mento pelas autoridade­s policiais. Um facto que causou algum mal-estar entre o Serviço Regional de Proteção Civil e a PSP, como ontem deu conta o Jornal, uma vez que, de acordo com o protocolo, instituído para este tipo de situações, o SRPC é geralmente informado para coordenar as operações.

Apesar da indignação da proteção civil, a PSP afirmou ontem, em resposta escrita ao nosso Jornal, que foram seguidos “todos os procedimen­tos habituais neste tipo de ocorrência”.

Já com os bombeiros no terreno, a zona onde o turista teria sido visto pela última vez – de acordo com as informaçõe­s iniciais –, foi ‘passada a pente fino', garante ao Jornal a mesma fonte. Os precipício­s que acompanham este trajeto mereceram especial atenção, mas não foram encontrado­s quaisquer indícios que apontassem para uma queda do francês.

Já na segunda-feira, as equipas dos Bombeiros Voluntário­s de Santana, Polícia de Segurança Pública e Polícia Florestal dividiram-se em buscas nas zonas da Fajã do Penedo, Vale da Lapa, Caldeirão Verde, Caldeirão do Inferno e Fajã da Nogueira, com as operações a estenderem-se ainda ao Pico Ruivo, Pico Canário e Ribeira Funda.

Em relação às buscas, a PSP adiantou ao JM que estas prosseguem esta quarta-feira, “em coordenaçã­o com o Serviço Regional de Proteção Civil e outros agentes de proteção civil”.

 ??  ?? Turista francês poderá ter sido visto pela última vez na Ponta Delgada, na quarta-feira à tarde.
Turista francês poderá ter sido visto pela última vez na Ponta Delgada, na quarta-feira à tarde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal