Jornal Madeira

Marcelo não sabia da presença de suspeito de terrorismo

Yasser A. era um dos empregados que estavam presentes na visita que António Costa e Jorge Sampaio realizaram em janeiro de 2018 ao restaurant­e Mezze, em Lisboa.

-

O Presidente da República afirmou na segunda-feira à noite que não teve informação sobre a eventual presença de um suspeito de terrorismo num restaurant­e em Lisboa onde almoçou em junho de 2018.

Questionad­o se o seu corpo de segurança estava informado dessa situação, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Não, não havia informação. E não sei mesmo – isso é um problema de matéria classifica­da – até que ponto é que não faz parte da estratégia da fiscalizaç­ão dar espaço de liberdade a quem pode ser uma pista para encontrar outras estruturas para efeitos posteriore­s".

O chefe de Estado falava à comunicaçã­o social, à margem do festival Indielisbo­a, na Culturgest, a propósito da notícia divulgada na segunda-feira pelo Diário de Notícias sobre Yasser A., um iraquiano que se encontra preso preventiva­mente juntamente com o irmão, Ammar A., indiciados por crimes de terrorismo e contra a humanidade, suspeitos de pertencere­m ao Daesh.

De acordo com o Diário Notícias, Yasser A., era um dos empregados que estavam presentes na visita que o primeiro-ministro, António Costa, e o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, realizaram em janeiro de 2018 ao restaurant­e Mezze, em Arroios, Lisboa, reconhecid­o pela integração de refugiados, que também foi visitado por Marcelo Rebelo de Sousa, em junho do mesmo ano.

Ainda segundo o Diário de Notícias, na altura o suspeito tinha 29 anos e já estava a ser investigad­o pela Polícia Judiciária desde julho de 2017, não havendo confirmaçã­o da sua presença durante a visita do chefe de Estado.

"Antes desse almoço houve uma preparatór­ia, não havia nenhuma contraindi­cação de segurança", referiu o Presidente da República, nas declaraçõe­s que prestou aos jornalista­s sobre esta notícia.

 ??  ?? PR afirma que não teve informação de presença de suspeito de terrorismo.
PR afirma que não teve informação de presença de suspeito de terrorismo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal