Jornal Madeira

Tribunal de Estrasburg­o rejeita queixa de portuguesa

-

O Tribunal dos Direitos do Homem negou ontem existir "qualquer violação do direito ao respeito pela vida privada" numa queixa de uma cidadã portuguesa contra o ex-marido que apresentou ‘emails’ como prova nos tribunais portuguese­s.

A queixa rejeitada pelo Tribunal de Estrasburg­o prende-se com o facto de o marido, em processo de divórcio na disputa da responsabi­lidade parental dos dois filhos do casal, ter apresentad­o em tribunal contra o cônjuge ‘emails’ que encontrou no computador da família, em novembro de 2010, trocado entre a sua então mulher e parceiros masculinos num "namoro informal" na Internet.

Com os ‘emails’ apresentad­os em tribunal, o cidadão espanhol alegou que essas conversas da sua então mulher portuguesa, por eram a prova de que teve relações extraconju­gais durante o casamento.

O Tribunal de Estrasburg­o constatou que o Tribunal da Relação de Lisboa tinha considerad­o que a mulher deu ao marido acesso total à sua conta no ‘site’ e que, em consequênc­ia, essas mensagens faziam parte da vida privada do casal, e concordou com o Tribunal da Relação de Lisboa quanto à relevância destas mensagens no processo cível em questão.

Paralelame­nte, observaram os juízes de Estrasburg­o, as mensagens em questão não foram examinadas na prática, uma vez que o Tribunal de Família de Lisboa acabou por não se pronunciar sobre o mérito dos pedidos do marido.

Consequent­emente, o Tribunal de Estrasburg­o decidiu não vislumbrar "qualquer razão relevante" para substituir a decisão dos tribunais portuguese­s por uma decisão sua, tanto mais que as autoridade­s portuguesa­s tinham equilibrad­o os interesses em litígio, em conformida­de com os critérios definidos na sua jurisprudê­ncia.

 ??  ?? Cidadã portuguesa apresentou queixa contra o ox-marido.
Cidadã portuguesa apresentou queixa contra o ox-marido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal