Jornal Madeira

Aumento de receita prop

Pedro Calado diz ter existido um aumento astronómic­o de receita na Câmara Municipal do Funchal, sem eventual aumento nas contas da autarquia, garante que nunca se investiu tanto na cidade à custa do orçam

- Por David Spranger e Carla Ribeiro redacao@jm-madeira.pt

Têm ou não os funchalens­es boa qualidade de vida? Esta foi uma das questões primordiai­s do debate entre Miguel Silva Gouveia, candidato da coligação Confiança, e Pedro Calado, que agrega PSD e CDS na candidatur­a ‘Funchal Sempre à Frente’. Gouveia diz que é evidente que sim, que nunca ninguém fez tanto pelo Funchal como nos últimos oito anos; Calado diz que não, e que é preciso recuar até 2013 para encontrar investimen­to municipal.

Pedro Calado constatou que “"tivemos um cresciment­o astronómic­o na Câmara do Funchal, no que diz respeito às receitas", mas em contrapart­ida “há menos 60 milhões de euros de investimen­to”. A autarquia apresenta, no entender de Calado, imensas falhas, sintetizan­do que "não se justifica a pouca qualidade de vida que os funchalens­es têm". Miguel Silva Gouveia indignou-se e reagiu que “obviamente que não posso aceitar que se diga que o Funchal não tem qualidade de vida, quando tem das melhores qualidade de vida do País”.

Subindo às zonas altas, Calado, disse verificar que “há grandes lacunas, inclusive estacionam­ento”. Denunciou que “temos zonas com falta de agua potável”, e outras com “esgotos a céu aberto”. É ainda essencial “rever o PDM para que as pessoas possam legalizar as suas habitações”. E sim, com ele, as zonas altas terão atenção ao longo dos quatro próximos anos.

Gouveia respondeu que “conheço bem as zonas altas, nasci, vivo lá e sei a evolução registada”. Para o candidato da Confiança, “não é verdade que não tenha investido no saneamento básico” e lembra a herança recebida, que “não era aquela laranja doce que se fazia passar, havia problemas… “Ademais, não há apoio do Governo Regional, que “até 2013 tinha 4,5 ME de euros inscritos no orçamento para essas matérias, no Funchal, e agora é zero”.

No ordenament­o da cidade, Gouveia assegurou que a sua prioridade será a de garantir igualdade de oportunida­des. "Não podemos

 ??  ?? Pedro Calado diz que o Governo investe no Funchal por ano mais do que a própria autarquia em oito.
Pedro Calado diz que o Governo investe no Funchal por ano mais do que a própria autarquia em oito.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal