Jornal Madeira

Revisão do PDM leva CMF ao tribunal

- Por Marco Milho mmilho@jm-madeira.pt

12

Deu entrada no Tribunal Administra­tivo e Fiscal do Funchal (TAFF) uma ação conjunta, movida por quatro autores, contra a Câmara Municipal do Funchal (CMF), vereadores e deputados municipais, devido à alteração do Plano Diretor Municipal (PDM) da cidade.

O processo, intentado por duas empresas – BGB e Francaires – e dois autores em nome particular, coloca em tribunal a autarquia e os vereadores e deputados municipais eleitos pela coligação Confiança e pelo CDS, no atual e no anterior mandato, reclamando uma indemnizaç­ão na ordem dos 12 milhões de euros, sabe o JM.

Em causa está o entendimen­to, por parte dos autores do processo, de que o novo PDM, aprovado em 2018, veio resultar na redução da ca

MILHÕES pacidade construtiv­a de terrenos na cidade do Funchal.

Alegam os autores do processo que as alterações introduzid­as pelo documento, ainda no mandato de Paulo Cafôfo, vieram prejudicar as empresas, ao limitar o índice de construção e reduzindo a capacidade dos níveis dos prédios.

Na base do processo, segundo conseguiu apurar o Jornal, estará um caso concreto de desvaloriz­ação de um terreno, para o qual já tinha sido feito um pedido de financiame­nto bancário, que é apontado como exemplo.

Aprovado por Confiança e CDS

Ao fim de 21 anos, o atual PDM foi aprovado em reunião extraordin­ária da Assembleia Municipal do Funchal, a 26 de março de 2018, com os votos favoráveis da coligação Confiança e do CDS. O PSD e a Nova Mudança votaram contra, ao passo que o PTP e o PCP se abstiveram.

O processo movido pela BGB e Francaires visa um total de 33 réus, nomeadamen­te autarcas, vereadores e deputados municipais dos partidos que votaram favoravelm­ente pelo projeto, e incluindo a própria Câmara Municipal.

O anterior PDM tinha sido aprovado em 1997 pelo executivo de então do PSD, e previa que fosse alvo de revisão a cada 10 anos, mas tal nunca veio a suceder até 2018.

 ??  ?? Processo deu entrada no Tribunal Administra­tivo e Fiscal do Funchal. de euros é o valor pedido para indemnizaç­ão.
Processo deu entrada no Tribunal Administra­tivo e Fiscal do Funchal. de euros é o valor pedido para indemnizaç­ão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal