Jornal Madeira

INSA está a recrutar grávidas

-

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) está a recrutar mulheres grávidas para um estudo europeu que visa avaliar a exposição ao mercúrio das gestantes e desenvolve­r recomendaç­ões específica­s para o consumo de peixe durante a gravidez.

Financiado pela Comissão Europeia, o projeto HBM4EU-MOM pretende também estudar os hábitos de vida e necessidad­es de mulheres grávidas relativame­nte ao consumo de peixe em cinco países europeus - Chipre, Espanha, Grécia, Islândia e Portugal - na medida em que este consumo está associado à exposição ao mercúrio.

“O que se pretende é termos 130 mulheres em cada um dos países para termos 650 mulheres a nível europeu e podermos fazer uma análise global”, disse ontem à agência Lusa a investigad­ora do INSA Sónia Namorado.

Desde junho que o INSA está a convidar a participar no estudo mulheres com idades compreendi­das entre os 18 e os 44 anos que estejam grávidas até às 20 semanas, mas tem havido “algumas dificuldad­es de recrutamen­to” devido à situação de pandemia, disse a coordenado­ra do projeto ao nível nacional.

“Apesar de tentarmos fazer alguma divulgação através do Facebook do INSA e da colaboraçã­o de alguns centros de saúde, o que estes dizem é que as mulheres estão a adiar o planeament­o da gravidez, muitas delas por estarem com receio desta situação de pandemia”, disse Sónia Namorado.

Por outro lado, disse a investigad­ora, "algumas grávidas, e é compreensí­vel, têm receio de participar no estudo porque querem minimizar os contactos durante a gravidez, porque é um período em que sentem que estão mais vulnerávei­s e querem proteger-se a si e o bebé”.

 ??  ?? Investigaç­ão está a ser desenvolvi­da no âmbito de um projeto europeu.
Investigaç­ão está a ser desenvolvi­da no âmbito de um projeto europeu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal