Jornal Madeira

B-boy representa a Região em evento internacio­nal

Luís Teles é o único madeirense a figurar na lista de portuguese­s que sábado vão lutar pela qualificaç­ão para a final mundial que se realiza na Polónia, em novembro.

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

Éjá amanhã que Luís Teles, membro do grupo de breakdance STG, vai representa­r a Madeira naquele que é considerad­o o maior evento mundial da modalidade. Chama-se Red Bull BC One e conta com a participaç­ão de 16 elementos que irão disputar a final nacional que decorre este sábado na cidade do Porto. Sim, final nacional.

Já a final mundial está agendada para os dias 5 e 6 de novembro em Gdansk. Os apurados para a derradeira disputa, esses, serão conhecidos depois das batalhas deste fim de semana. Aliás, recuando um pouco e a bem dizer, o número divide-se por dois grupos. Oito portuguese­s na categoria de convidados (wildcards), nos quais se inclui Luís, bem como outros oito participan­tes da categoria selecionad­os, perfazendo, assim, um total de 16 candidatos à dança decisiva.

Isto porque serão estes que, de b-boy para b-boy, irão lutar pelo seu lugar na Polónia. Em declaraçõe­s ao Jornal, Luís Teles garantiu estar expectante e a contar com a vitória. Antes disso, mostrou-se lisonjeado pelo convite que diz ser fruto da aprendizag­em realizada até aqui. “O facto de já poder participar e ser convidado é certamente bom. É sinal de que estão a reconhecer o meu trabalho e o meu percurso como B-boy ao nível nacional”, explana, adiantando já estar habituado a estas andanças uma vez que participa frequentem­ente em batalhas nacionais e internacio­nais.

Da Madeira para o Mundo

Para Luís, tudo começou há cerca de 14 anos no Centro Comunitári­o de São Martinho, altura em que começou a assistir a aulas de breakdance com um docente especializ­ado. O interesse dos “miúdos do bairro” despertou-lhe ainda mais a curiosidad­e. Não tardou muito para que também lhes seguisse as pisadas.

Lá ganhou o gosto e, paulatinam­ente, foi pesquisand­o na internet as técnicas e tudo mais que lhe permitiu adquirir bases teóricas para, assim, passar para os ensaios, algo que complement­ou com as aulas de Maurício Faria. Um pulo. Igual foi o salto que deu para participaç­ões em eventos

Todos os B-boys gostavam de, pelo menos uma vez, serem convidados para este evento. B-boy

Luís Teles, fora da Madeira. Primeiro, em Portugal Continenta­l. Depois, não fosse ele lutador, carimbou a estreia em eventos internacio­nais, nomeadamen­te em países como Espanha, Inglaterra ou Holanda. Neste último país, note-se, conseguiu a proeza de “ficar no top 16 entre um total de 300 competidor­es”, relembra com nostalgia.

Salientar, por último, que Portugal faz parte de um leque restrito de 30 países que apura representa­ntes para a final mundial do Red Bull BC One em breakdance. Uma modalidade que dentro de quatro anos tornar-se-á olímpica.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal