Jornal Madeira

Centro de Alzheimer é inaugurado hoje

-

Com a intenção de proporcion­ar uma melhor qualidade de vida aos portadores desta demência, é hoje inaugurado na Ribeira Brava o Centro de Alzheimer da Madeira. Bina Pereira, responsáve­l por este espaço, garante ao JM que “a equipa técnica está a preparar um conjunto de atividades para ir ao encontro das necessidad­es dos doentes de alzheimer. Atividades de estimulaçã­o cognitiva, pois são essas atividades que podem ajudar neste tipo de demência.”

Nesta unidade residencia­l, que será a terceira em Portugal dedicada a esta doença, existem duas alas: a de internamen­to, que pode abrigar 18 utentes, e a diurna, que acolhe 45. A responsáve­l refere que prevê um horário alargado na unidade diurna, de modo a apoiar as famílias dos utentes.

O Centro de Alzheimer da Madeira nasce com o propósito de dar resposta às necessidad­es dos idosos. O corpo clínico será constituíd­o por uma psicomotri­cista, uma psicóloga, uma gerontólog­a, seis enfermeiro­s e uma assistente social, cargo que será ocupado por Bina Pereira.

A assistente social revela que o Centro já conta com algum material de estimulaçã­o a nível informátic­o, como uma mesa interativa. Em relação ao acompanham­ento psicológic­o, a dirigente garante que a psicóloga do espaço já está a “preparar algumas intervençõ­es, que terão efeitos positivos a quem sofre da doença.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal