Jornal Madeira

Portugal tem “grandes empreended­ores espalhados pelo mundo”

-

Nascido em Bragança, João Reboredo foi professor do ensino básico durante grande parte da sua vida. Enquanto professor, recorda com carinho a passagem pela Madeira onde lecionou na escola de Água de Pena, no concelho de Machico.

“Estive a minha vida toda a lecionar na escola primária, escola essa que me trouxe até à Madeira em 2000, fui colocado numa escola de Água de Pena. Fiquei aqui hospedado em Machico, fui muito bem recebido”, assevera, agora que veio passar alguns dias à Pérola do Atlântico.

A ousadia de emigrar

Em 2014, João Reboredo viu-se obrigado a emigrar “a pedido do primeiro-ministro Passos Coelho”, explica.

“Pediu imenso que os professore­s e enfermeiro­s emigrassem do país e eu fui-me embora, obedeci e emigrei”, ironiza.

Num tom mais sério, o professor de música explica que a sua esposa era luxemburgu­esa e que tinham uma vida completame­nte estabiliza­da.

“Os meus sogros estavam no Luxemburgo e não olhei para trás. Pedi uma licença sem vencimento, acabou o ano letivo e fui”, descreve.

O emigrante formou a sua própria escola, caso que já é um sucesso.

“Formei a minha própria escola, que já tem 6 anos, vamos para o sétimo ano. Tivemos cerca de 120 alunos antes da pandemia, com a pandemia tivemos um decréscimo de alunos. Os pais também tinham medo de levar as crianças para a escola de música, atualmente temos perto de 60 alunos”, lamenta.

No entanto, o empreended­or na diáspora mostra-se confiante e acredita após as inscrições que teve no verão, que o número de alunos deverá voltar ao normal.

Sobre a “biografia de um empreended­or da diáspora”, o livro que lançou no passado mês de agosto, João Reboredo explicou que “tinha uma pequena ideia de fazer uma autobiogra­fia”, mas que “não sabia como havia de começar”.

Explicando que este é o seu sétimo livro, o professor de profissão começou “a relatar aquilo que estava a sentir, a contar histórias”.

O resultado é um livro de 406 páginas que pode ser comprado no site da Chiado Books.

“Costumo dizer que quem é bom em Portugal é em qualquer parte do mundo. Temos portuguese­s espalhados por todos os cantos do Mundo e grandes empreended­ores, uma saudação para todos eles porque aqui na Madeira também há muitos emigrantes, principalm­ente na Venezuela e África do Sul”, conclui.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal