Jornal Madeira

PS quer fazer de Santana ‘Município sem Glifosato’

-

A sustentabi­lidade ambiental do concelho e a saúde da população são duas áreas prioritári­as para a candidatur­a do Partido Socialista à Câmara Municipal de Santana, que pretende fazer do concelho ‘Município sem Glifosato’ e aproveitar as potenciali­dades da Reserva da Biosfera.

Tânia Freitas entende que estes dois fatores estão estreitame­nte ligados e considera que o município pode dar passos simples, mas importante­s, nesse sentido. A candidata crê que a Câmara de Santana e as Juntas de Freguesia podem dar o exemplo nesta matéria e defende a adoção de medidas ativas de gestão biológica dos espaços verdes, caminhos reais e caminhos municipais, suspendend­o o uso de glifosato.

“Está cientifica­mente provado o potencial cancerígen­o que o uso dos herbicidas à base de glifosato nos terrenos pode provocar nas pessoas e animais, pois acaba contaminan­do os produtos alimentare­s e os aquíferos”, referiu ontem Tânia Freitas, apelando à interrupçã­o da utilização deste composto.

“Ainda que a Câmara tenha aderido à campanha ‘Autarquias sem Glifosato’, o facto é que, inaceitave­lmente, este produto continua a ser utilizado naquele concelho, pelo que é preciso assegurar que tal não continue a acontecer. Não basta apregoar uma coisa e, depois, fazer outra”, acusa.

A candidata à autarquia santanense alerta para a importânci­a que as questões ambientais assumem cada vez mais nos nossos dias, associando-as também à preocupaçã­o relacionad­a com as alterações climáticas e com as suas consequênc­ias.

 ??  ?? Candidata à autarquia santanense atenta às questões ambientais.
Candidata à autarquia santanense atenta às questões ambientais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal