Jornal Madeira

ENCONTRAR CASA PIA É BOM PRESSÁGIO

- Por Hélder Teixeira helder.teixeira@jm-madeira.pt

Com encontro marcado para amanhã, a partir das 11h00, há dois dados curiosos quando é feita uma análise aos confrontos entre Nacional e Casa Pia. O primeiro é que, em seis jogos disputados, os madeirense­s venceram todos os desafios perante os lisboetas. O outro é que das três ocasiões que os alvinegros encontrara­m este adversário na mesma divisão subiram sempre de escalão.

A primeira vez que Nacional e Casa Pia mediram forças aconteceu na longínqua temporada 1976/77, a contar para a III Divisão Série E. Na caminhada rumo à primeira participaç­ão na II Divisão, os alvinegros bateram os ‘gansos’ por 0-1, em Lisboa, e 3-2, na Madeira.

Duas décadas volvidas e novo encontro. Em 1996/97, na II Divisão Série B, os insulares ganharam por 0-3 e 3-1. No final da temporada, o Nacional, com Costinha enquanto jogador, assegurou um lugar na II Liga.

Seguiram-se mais 22 anos sem desafios entre ambos. Em 2019/20, então na II Liga, o Nacional venceu por 1-0 no Estádio Pina Manique, com golo de Riascos, naquele que foi o único encontro entre ambos nessa temporada, interrompi­da devido à pandemia, que culminou com a subida administra­tiva dos alvinegros à I Liga.

Por fim, há menos de um ano, em 2020/21 em partida a contar para a 3.ª eliminatór­ia da Taça de Portugal, os madeirense­s ultrapassa­ram os lisboetas por 3-2 após prolongame­nto. Os golos foram apontados por Alhassan e Riascos (2) novamente.

Ou seja, este Casa Pia é um adversário de boa memória para o Nacional, que amanhã, em casa, tem nova oportunida­de de relançar a luta pela subida de divisão, após o desaire último com o Penafiel. Ambas as equipas partem para esta partida com os mesmos sete pontos na tabela.

Para este encontro, Costinha não pode contar com o castigado Suliman e aguarda a evolução dos casos clínicos de Marco Matias, Chaby, José Gomes, Kalindi e Vítor Gonçalves.

Hoje o plantel cumpre o derradeiro treino antes da receção aos lisboetas e às 12h30 o técnico alvinegro fará a habitual conferênci­a de imprensa de antevisão à partida.

 ??  ?? ‘Gansos’ são adversário de boa memória para o Nacional.
‘Gansos’ são adversário de boa memória para o Nacional.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal