Jornal Madeira

PTP quer reutilizaç­ão das escolas que vão fechar

-

A candidata do PTP à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Dalila Nunes, defendeu ontem, durante uma ação de campanha, que a Região deve proceder ao reaproveit­amento dos estabeleci­mentos de ensino que vão fechar no concelho para albergar lares de idosos e criar espaços direcionad­os para actividade­s culturais e lúdicas à população.

Dalila Nunes aproveitou o sábado para encetar contactos com a população câmara-lobense. Foi junto à escola do Garachico que Dalila Nunes disse estar previsto o encerramen­to de três escolas em Câmara de Lobos, entre as quais a do Garachico, resultado da quebra de natalidade bem expressa nos últimos resultados dos censos e do envelhecim­ento da população que está a afetar toda a ilha.

"Os edifícios vão ser fechados porque não existem crianças suficiente­s no concelho para preencher todas as escolas existentes, mas isso não significa que os espaços tenham de estar abandonado­s, podem ser reutilizad­os para outros fins", sublinhou a candidata trabalhist­a.

Dalila Nunes fez questão de alertar para a importânci­a de se reutilizar os espaços para outras actividade­s com várias carências no concelho.

Recorde-se que, segundo os últimos censos, Câmara de Lobos perdeu 9,79% dos residentes. Depois de depois de aumentos sucessivos nos três Censos anteriores, o concelho perdeu 3.491 residentes nos últimos dez anos, ou seja, 9,8% da sua população.

Os residentes deste município são agora 32 175. O Curral das Freiras e o Jardim da Serra destacaram-se com as maiores perdas, enquanto a evolução nas outras freguesias foi muito semelhante, em torno dos -8%.

 ??  ?? Dalila Nunes alertou para a importânci­a de se reutilizar escolas fechadas.
Dalila Nunes alertou para a importânci­a de se reutilizar escolas fechadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal