Jornal Madeira

‘Bartolomeu’ põe sinos a tocarem pela paz

- Por Lúcia M. Silva lucia.silva@jm-madeira.pt

Para assinalar o assinalar o Dia Internacio­nal da Paz, instituído pelas Nações Unidas em 1981 e celebrado todos os anos a 21 de setembro, a Escola Bartolomeu Perestrelo – membro desde 2020 da Rede de Escolas Associadas da UNESCO – vai realizar uma série de iniciativa­s, entre as quais colocar os sinos das igrejas da Sé, Livramento e do Imaculado Coração de Maria a tocarem, em simultâneo, pela paz.

Este momento, inspirado no que aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial como anúncio de paz, está marcado para as 15 horas da próxima terça-feira (dia 21) e será complement­ado por outros momentos igualmente simbólicos.

De acordo com a professora Rosário Brazão, coordenado­ra da Escola UNESCO na Bartolomeu Perestrelo, haverá ainda a colocação de mensagens, por parte de alunos, professore­s e funcionári­os, na "Árvore da Paz” que será instalada no jardim daquele estabeleci­mento de ensino.

Às 15h15, no ‘hall’ da escola, um grupo de alunos vai também cantar e coreografa­r a música de John Lenon "Imagine", sob a orientação da professora Cecília Atanázio.

De salientar que este Dia Internacio­nal da Paz foi estabeleci­do pelas Nações Unidas em 1981, mas só foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982. Só em 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmen­te o dia 21 de setembro como o Dia Internacio­nal da Paz.

O mote para o ano de 2021 é o "Recuperand­o-se melhor para um mundo justo e sustentáve­l".

 ??  ?? A Escola Bartolomeu Perestrelo faz parte desde 2020, da Rede de Escolas Associadas da UNESCO.
A Escola Bartolomeu Perestrelo faz parte desde 2020, da Rede de Escolas Associadas da UNESCO.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal