Jornal Madeira

Autoridade­s preveem retirar até 10 mil pessoas das zonas mais expostas

-

As autoridade­s espanholas previam retirar entre 5 a 10 mil pessoas das zonas de La Palma, mais expostas à erupção do vulcão Cumbre Vieja, conforme anunciou a Guardia Civil.

A lava, conforme testemunho­s recolhidos no local, por parte da imprensa canária, desde os primeiros momentos, correu com grande velocidade pelas encostas do vulcão. Mais tarde, as autoridade­s apontaram os 700 metros por hora. O material expelido atingiu os 1.075 graus Celsius, de acordo com o Instituto Vulcanológ­ico das Canárias (Involcan),

A evacuação de vários bairros dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane e Tazacorte começou ainda de manhã e prosseguiu em antecipaçã­o ao avanço da lava. A Guardia Civil mobilizou mais de 120 agentes, de diferentes unidades, para fazer face à situação.

Várias estradas foram afetadas pela erupção e algumas delas foram encerradas ao tráfego por precaução. Quatro casas, pelos menos, foram destruídas conforme notícias que nos chegaram durante a tarde. Testemunha­s ouvidas pela televisão canária confirmara­m que para além das pessoas, houve cuidado em socorrer os animais, alguns de grande porte, como cavalos. A organizaçã­o no socorro também estava a ser elogiada e ontem à noite o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sanchez, chegou à ilha.

O vulcão entrou ontem em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais ativos das ilhas Canárias, sendo o responsáve­l por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971).

Desde o início da semana a ilha encontrava-se em alerta amarelo devido ao risco de erupção vulcânica na zona (nível 2 de 4). Desde que há registos históricos – desde a conquista das Canárias no século XV –, La Palma foi cenário de sete das 16 erupções vulcânicas registadas no arquipélag­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal