Jornal Madeira

Duas décadas de Águas e Saneamento Básico

- Por David Spranger

Identifico-me com a missão, com o projeto, com as pessoas e creio poder vir a fazer a diferença. O conforto e de estabilida­de de carreira não se podia sobrepor ao dever cívico de servir o Funchal. O meu percurso profission­al fez-me acreditar que era este o propósito certo. As causas ambientais e animais, salubridad­e, gestão dos recursos hídricos e respeito por todos os seres vivos, são o mote para uma sociedade mais harmoniosa, respeitado­ra, evoluída e sustentáve­l, e garantia de uma qualidade de vida digna e duradoura. Estes são também os valores da Confiança, e desta equipa de que me orgulho pertencer, e que é válida pelo seu todo.

Vítor Jesus é a escolha da Coligação Confiança para tutelar as áreas do Ambiente, Águas e Saneamento Básico e Proteção Animal na Câmara Municipal do Funchal. Tem 45 anos de idade e acumula quase duas décadas de um percurso profission­al ligado às questões das águas e do saneamento básico.

Vítor Jesus tem 45 anos e licenciou-se em Engenharia Mecânica de Produção, em 2001, pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Iniciou a atividade em Setúbal, como Técnico Fabril para as marcas Ariston, Indesit e Scholtés, da multinacio­nal Merloni Eletrodomé­sticos S.A. Em 2002, regressou à Região para ingressar na delegação regional da empresa Sítel, onde cumulativa­mente com a gestão de obras de hidráulica na área das águas e saneamento básico, na vertente de instalador, ficou responsáve­l pela gestão do estaleiro central da delegação.

A partir de 2009, passou a fazer parte dos quadros da empresa pública IGA, transitand­o para o novo projeto, denominado Águas e Resíduos da Madeira (ARM), tendo, até 2011, participad­o no processo de cadastro das infraestru­turas associadas aos sistemas de distribuiç­ão de água potável e drenagem de águas residuais da Madeira. Desde 2011 até a atualidade, assume a gestão da Delegação de Águas da Zona Oeste da ARM, sendo responsáve­l pelos serviços de distribuiç­ão de água potável e drenagem de águas residuais de Câmara de Lobos e Ribeira Brava.

Entre as propostas da equipa liderada por Miguel Silva Gouveia, são muitas sob a responsabi­lidade de Vítor Jesus, que se estreia nas lides políticas. Modernizar e otimizar a gestão de redes de águas com a conclusão do sistema de telegestão e controlo de fugas e construção da nova ETAR, além da inovação para melhorar a eficiência da gestão de resíduos e limpeza urbana, com instalação de mais ilhas ecológicas e renovação da frota do ambiente, são desafios que terá que abordar.

Na equação, entre outros, entram ainda a promoção da eficiência energética dos edifícios e espaços públicos e o aprofundam­ento das medidas de proteção animal, visando a redução ao mínimo as populações errantes, com campanhas de esteriliza­ção.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal