Jornal Madeira

Registo cai para oito novos casos de covid-19

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

A Direção Regional de Saúde assinalou ontem mais oito casos positivos de covid-19 na Região, totalizand­o assim 11.595 casos confirmado­s desde o início da pandemia.

As novas infeções dividem-se entre quatro casos de transmissã­o local e quatro importados, provenient­es do Reino Unido (3) e do Brasil (1).

Por outro lado, o boletim epidemioló­gico diário indica que nas últimas 24 horas houve 10 recuperado­s, o que significa que até ao momento recuperara­m da doença 11.397 pessoas na Madeira.

O número de óbitos mantém-se inalterado nos 75 casos.

Feitas as contas, ontem havia 123 casos ativos na Região – o número voltou a descer face ao dia anterior. De entre os ativos, 37 são importados e 86 de transmissã­o local.

Relativame­nte ao isolamento dos casos ativos, há a assinalar que três pessoas se encontrava­m hospitaliz­adas no Hospital Dr. Nélio Mendonça (três em Unidades Polivalent­es e 0 na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19) e 44 pessoas cumpriam isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecen­do as restantes em alojamento próprio.

No total, havia 51 situações que se encontrava­m ontem em apreciação pelas autoridade­s de saúde, estando estas relacionad­as com viajantes identifica­dos no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenient­es dos vários postos de testagem da RAM.

A vigilância ativa de contactos de casos positivos mantinha-se sobre 242 pessoas, que estavam a ser acompanhad­as pelas autoridade­s de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

No que respeita à vigilância de viajantes, 40.137 pessoas estavam também a ser acompanhad­as pelas autoridade­s, com recurso à aplicação Madeirasaf­e.

O total de contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) ascendia ontem a 63.994 chamadas e a Linha de Apoio Psicológic­o da Direção Regional da Saúde (291 212 399) contabiliz­ava até a data 3.859 atendiment­os.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da RAM, a Direção Regional de Saúde reportou um total cumulativo de 308.597 colheitas para teste de RT-PCR à covid-19, realizadas até às 15h30 de ontem. No total, até à data, as amostras processada­s para teste de RT-PCR, no laboratóri­o de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM ascendiam a 622.536.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal