Jornal Madeira

Madeira e Açores numa ‘frente atlântico’ unida

-

José Manuel Rodrigues e Luís Garcia estão de acordo que os dois arquipélag­os portuguese­s devem reunir consensos em matérias mais melindrosa­s, de modo a deterem mais capacidade negocial e reivindica­tiva junto do Estado e das instâncias europeias.

Os presidente­s dos dois parlamento­s regionais voltaram a se encontrar ontem, agora para um encontro mais informal, que incluiu uma visita ao Centro de Interpreta­ção do Vulcão dos Capelinhos, na ilha açoriana do Faial.

Do encontro, saiu um convite para que o líder da Assembleia Regional dos Açores visite a Madeira, em resposta à deslocação do presidente da ALRAM aos Açores, prontament­e aceite e a ser calendariz­ada em breve. Mas, mais importante, resultou também no alinhavar de encontros de delegações de ambos os parlamento­s, para a tratarem de matérias comuns, nomeadamen­te “para que seja possível consensual­izar posições, quer em matéria da revisão da Lei de Finanças, quer no aprofundam­ento da Autonomia, para torná-la mais justa”, relevou José Manuel Rodrigues.

Além daquelas matérias, acrescenta temas como a “solidaried­ade europeia e nacional, o cumpriment­o do princípio da continuida­de territoria­l e do princípio da mobilidade dos cidadãos insulares para o resto do território nacional”, entre outras.

“O passado diz-nos que sempre que madeirense­s e açorianos negociaram de forma isolada, não tiveram sucesso, mas que quando reuniram consensos, conseguira­m defender e fazer valer os seus direitos”, enfatiza o madeirense. Mais, “é um passo importante, no sentido de fazer ver ao Estado que as nossas ilhas, dando uma dimensão atlântica muito importante ao país, merecem também ter a consideraç­ão que não têm tido até o momento”, reforçou.

Por seu turno, Luís Garcia partilhou que “é necessário trabalhar para que as duas delegações possam, num curto espaço de tempo, provavelme­nte no início do próximo ano, se encontrar para debater e refletir sobre essas questões, e consensual­izar aquilo que for necessário, porque esta consensual­ização é importante para as lutas que depois teremos de travar a nível da Assembleia da República. E se aparecermo­s com uma ‘frente atlântico’ unida será, segurament­e, uma mais valia”.

DS

 ??  ?? Luís Garcia aceitou o convite e vai retribuir com uma visita à Madeira.
Luís Garcia aceitou o convite e vai retribuir com uma visita à Madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal