Jornal Madeira

Turismo espera ‘casa cheia’ nas festas da Flor e Vindimas

Indústria do Turismo está a recuperar e a Região prepara com otimismo o inverno. A convicção é do presidente do Governo Regional e do secretário do Turismo e Cultura.

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

A indústria do Turismo está a recuperar e a Região prepara com otimismo o inverno. A convicção é partilhada pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerqu­e, e pelo secretário do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

Os governante­s presidiria­m, ontem, à cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito do Turismo. Em declaraçõe­s proferidas à margem do evento, Eduardo Jesus disse esperar ‘casa cheia’ para as festas da Flor e do Turismo.

Já Miguel Albuquerqu­e realçou os números positivos e enalteceu o empenho de todos os profission­ais do setor, alertando para o facto de as empresas ainda terem pela frente alguns meses duros.

“Fizemos todos juntos um trabalho importante na crise que afetou duramente a indústria do Turismo. Felizmente, estamos a sair da crise de uma forma consistent­e e inteligent­e”, referiu.

O chefe do Executivo alertou ainda para a necessidad­e de o setor se adaptar ao novo perfil do turista, “mais jovem e com apetência para outro tipo de experiênci­as”.

Otimista está também Eduardo Jesus, que espera números muito positivos para os meses de agosto e de setembro, tendo por base o número de lugares disponibil­izados pelas companhias aéreas que servem a Madeira.

A cerimónia de entrega da Medalha de Mérito Turístico decorreu ontem nos jardins do Museu Quinta das Cruzes, no Funchal. Este ano, as distinções – que visam premiar personalid­ades e instituiçõ­es pelo seu papel de relevância na área do turismo – contemplar­am 19 pessoas nas categorias Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze.

Medalha em Ouro foi entregue a Norberto Ascensão Abreu de Sousa, J. Donald Silva e José Avelino Rodrigues.

A Medalha em Prata foi entregue à ‘Mar Dourado - Atividades Marítimo-turísticas’, a Maria Fátima Araújo de Barros Ferreira, Maria Luísa de Freitas Silvestre Correia, Carlos Duarte Aveiro Freitas, José Manuel Sardinha, José Manuel da Silva Sousa, João Filipe das Neves e Francisco Porfírio Ribeiro.

Já Medalha de Bronze a Conceição Dina Nunes Freitas Pinto, Martinho Figueira Faria, Inácio Rogério de Freitas, Maria Isalina Oliveira Batista, Manuel Fernando Soares Teodoro, João Abel Escórcio de Freitas, Duarte Nuno Severim Rodrigues Gouveia e Vasco de Freitas.

Procura de casas em Portugal por estrangeir­os diminuiu 10,2%

No primeiro semestre de 2020, o número de estrangeir­os que procuravam casa em Portugal representa­va 11,52% neste mercado. Uma percentage­m que caiu para 10,2% entre janeiro e junho deste ano, de acordo com os dados do Imovirtual. O portal indica que os utilizador­es brasileiro­s foram o que mais pesquisara­m imóveis em Portugal, no primeiro semestre deste ano, com 22,8%. Ainda assim, representa uma quebra de 8,1% em comparação com o primeiro semestre de 2020. Os franceses surgem em segundo lugar, com 19,3%, seguidos pelos suíços (13,9%), norte-americanos (11,8%) e os britânicos (10,5%). Outra das tendências verificada­s é que existe um maior interesse pela compra do que pelo arrendamen­to.

 ?? ??
 ?? ?? Norberto Sousa, diretor-geral da Casa Velha do Palheiro, represento­u os distinguid­os.
Norberto Sousa, diretor-geral da Casa Velha do Palheiro, represento­u os distinguid­os.
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal