Jornal Madeira

Escândalo abala SEF e PSD quer explicaçõe­s

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

Rebentou mais um escândalo que promete fazer tremer as estruturas do Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF). O PSD já pediu ontem a audição parlamenta­r urgente do ministro da Administra­ção Interna para explicar dívidas do Serviços de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF) ao Alto Comissaria­do para as Migrações (ACM), destinados ao acolhiment­o de refugiados.

Mas não são só estas dívidas que estão em causa. O próprio SEF abriu um inquérito relacionad­o com o caso em que alegadamen­te uma diretora de gestão do SEF utilizava dinheiros daquele organismo em refeições, justifican­do como despesas "urgentes".

Segundo avançou a TVI, algumas das despesas de refeições eram justificad­as como “urgentes” e eram pagas com dinheiros públicos do SEF, apesar de os funcionári­os receberem um suplemento para despesas relacionad­as com a alimentaçã­o.

Enquanto decorre este processo de inquérito, que foi aberto a 28 de junho, o PSD adianta-se e questiona não só a existência da dívida de três milhões de euros revelada na quinta-feira pela TVI, mas também as suas motivações, estranhand­o que o ACM não tenha reclamado mais cedo esta verba.

“O grupo parlamenta­r do PSD considera que parece haver uma estratégia de boicote à atividade do

SEF e à boa imagem do SEF por parte de pessoas de círculos próximos do MAI”, afirmou.

Para o deputado do PSD, “se isto não é uma estratégia para deteriorar a imagem do SEF e assim justificar o seu encerramen­to, parece”.

“Se calhar há aqui mais uma divergênci­a entre o MAI [Eduardo Cabrita], que tutela o SEF, e a ministra da Presidênci­a [Mariana Vieira da Silva], que é responsáve­l pelo acolhiment­o”, afirmou.

Questionad­o porque é que o PSD apenas chamará Eduardo Cabrita ao parlamento, o deputado justificou que “a origem do problema está no MAI”. “Se o MAI nos der informaçõe­s que se revelem importante­s para chamar a ministra da Presidênci­a, assim faremos”, assegurou.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal